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O que deixa os Clientes Satisfeitos?

Antonio Zuvela

Não há dúvidas de que o que satisfaz os clientes é o atendimento de suas necessidades e expectativas. E aqui encontramos um mundo infinito de possibilidades: são tantas e tão variadas as necessidades e expectativas das pessoas que, como todas elas, em diversos momentos de suas vidas, são clientes, podemos generalizar e dizer:

“Clientes satisfeitos são pessoas que tiveram suas necessidades e expectativas atendidas.”

Essa constatação é tão ampla que, para compreendê-la melhor, precisamos ampliar nossa análise e estabelecer categorias e classificações dos elementos que atendem às necessidades e expectativas.

Uma primeira grande distinção pode ser feita pela natureza dos elementos. Assim, temos duas grandes categorias: Produtos e Serviços. É importante destacar que o atendimento ao cliente é um serviço prestado que pode ou não envolver um produto físico. Quando se caracteriza apenas pela prestação de serviços, devemos considerá-lo uma atividade — ou conjunto de atividades — que ocorre por meio das interações entre o cliente e o profissional de atendimento.

Algumas características distinguem claramente os serviços dos produtos:

Serviços Produtos
Tendem a ser intangíveis São tangíveis
São vivenciados pelos clientes e não possuídos São possuídos e usados pelos clientes, podendo inclusive ser modificados por eles
São atividades ou cadeias de atividades, em vez de coisas São objetos com finalidades específicas que requerem conhecimentos para seu uso
São menos padronizados e uniformes São previamente concebidos, planejados e produzidos segundo padrões lógicos e objetivos
São, quase sempre, produzidos e consumidos simultaneamente São fabricados, transportados e comercializados
Não podem ser estocados e nem sempre têm prazo de validade São estocados e têm prazos de validade
O cliente participa, total ou parcialmente, do processo de realização Raramente o cliente participa da realização do produto
Não podem ser devolvidos Podem ser devolvidos
São, na maioria das vezes, avaliados durante o processo de realização Passam por diferentes processos de avaliação até chegar ao cliente final
A gestão pode ser muito simples ou altamente complexa, dependendo da natureza do serviço A gestão geralmente envolve diferentes níveis de estruturação e complexidade

No próximo post vamos apresentar alguns exemplos.

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