Em relatórios publicados pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, estima-se que um em cada sete adolescentes de 10 a 19 anos são acometidos por algum tipo de transtorno mental no mundo todo. A depressão e os transtornos de ansiedade são os transtornos mais frequentes observados em jovens nesta faixa etária.
Ainda segundo informações do site setembro amarelo da ABP, sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Diante desse cenário, desde 2014 a ABP deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo e, anualmente conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha.
Durante o mês de setembro a direção da ETEC Lauro Gomes, juntamente as coordenações de áreas, estão realizando diversas atividades nas dependências da escola, dinâmicas e rodas de conversas durante as aulas, como a realização da árvore da vida, onde os alunos inserem e retiram recados motivacionais e caixa da escuta que se trata de uma caixa fechada para colocar mensagens de desabafos. Outra atividade que ganha atenção dos alunos é o Espelho Motivacional que é decorado com diversas frases motivacionais. Além dessas ações, também são realizados posts nas redes sociais, como no whatsapp, para conscientizar sobre o tema e indicar locais para a busca de ajuda. “Acredito que os projetos para o setembro amarelo são fundamentais nas escolas, pois é o momento de conscientização e empatia entre os colegas de sala. Numa das primeiras atividades aplicadas durante o início desse mês, um dos meus alunos que é autista comentou para a sala que antes se sentia ignorado, porém com essa turma ele se sente acolhido. Confesso que segurei as lágrimas para não chorar”, afirma a coordenadora do curso de Administração da ETEC Lauro Gomes.
Sobre as ações do setembro amarelo e o desenvolvimento profissional dos jovens, sobretudo em relação aos desafios do futuro, o Prof. Leandro Rodrigues, que também é coordenador do curso NOVOTEC em Administração e facilitador de inovação e carreiras da ETEC Lauro Gomes, ressalta que cuidar da saúde mental também faz parte do processo de formação e preparo para o mercado de trabalho.
Cabe ressaltar que desde 1962, o CVV – Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O serviço de atendimento pode ocorrer pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. Para mais informações, acesse o site https://cvv.org.br/