O prefeito Gilvan – PSDB, anunciou que o novo Plano Diretor de Santo André será voltado principalmente para infraestrutura, mobilidade e drenagem, com o objetivo de preparar a cidade para os próximos anos. Além disso, a proposta busca enfrentar os desafios das mudanças climáticas, adotando tecnologia e inovação como aliadas no combate às enchentes.
Nesse sentido, Gilvan afirmou que já estão em andamento diversas intervenções em diferentes regiões. “Com o Plano Diretor, estamos priorizando a infraestrutura e a drenagem para preparar a cidade para o futuro. Muitas intervenções já estão acontecendo em diferentes regiões, com foco na mobilidade e em novas soluções que facilitam o acesso”, destacou o prefeito.
Ainda mais, um dos destaques da proposta é a readequação da Rua Fiche, localizada atrás do Shopping Grand Plaza, que deverá ser interligada à avenida Industrial, próxima à Estação Prefeito Saladino. Do mesmo modo, a rua Santo André será conectada à avenida Dom Pedro, ligando o bairro Vila Assunção sem a necessidade de passar pela Praça da Maçonaria, ponto que hoje gera grandes transtornos viários.
No que se refere à drenagem, a proposta amplia a exigência de áreas permeáveis nos imóveis. Atualmente fixada em 15%, a taxa mínima será elevada para 20%. Além disso, nas áreas alagáveis, haverá um mapeamento completo dos lotes cadastrados, permitindo a instalação de caixas de retenção. Dessa forma, a água da chuva será armazenada e liberada gradualmente, reduzindo os riscos de enchentes.
Ainda assim, Gilvan reforçou que o Plano Diretor tem caráter estratégico para o futuro da cidade. “Com tecnologia e inovação, vamos combater as enchentes e tornar Santo André ainda mais resiliente diante das mudanças climáticas. O novo Plano Diretor será um marco de inovação urbana, com foco em infraestrutura, mobilidade e drenagem”, afirmou.
