O vereador Lucas Ferreira – PL, apresentou dois requerimentos na Câmara Municipal solicitando informações oficiais sobre a relação financeira entre a Prefeitura de São Bernardo e a FUABC – Fundação do ABC, responsável pela gestão da saúde no município. Segundo fontes de bastidores ouvidas pelo REPÓRTER, a dívida da administração com a entidade pode alcançar R$ 600 milhões, valor que ainda não foi confirmado oficialmente.
Além disso, ao ter conhecimento do montante da dívida, Lucas Ferreira destacou que parte do passivo pode ter origem em gestões anteriores, mas reforçou que a falta de transparência afeta diretamente a população. “Venho, por meio deste, solicitar que encaminhe informações detalhadas a respeito da atual dívida do município de São Bernardo com a Fundação ABC, responsável pela gestão de diversos serviços essenciais na área da saúde”, disse o vereador em seu requerimento.
Para se ter uma ideia, o orçamento de 2025 para a Saúde é de R$ 1.371.750.000,00; assim, a dívida com a FUABC representaria aproximadamente 43,74%.
Ainda mais, o parlamentar chamou atenção para a situação dos profissionais da FUABC, que estariam há anos sem receber o dissídio coletivo. “Mesmo assim, seguem exercendo suas funções com dedicação e amor à profissão, prestando um serviço essencial à população de São Bernardo”, acrescentou Ferreira, ao cobrar informações sobre valor atualizado da dívida, possíveis acordos e previsão de regularização.
Do mesmo modo, outro requerimento protocolado pelo vereador tratou especificamente do dissídio dos profissionais de saúde do município. Apesar disso, ele reconheceu avanços da atual gestão, como a realização de mutirões, mas reforçou que a valorização dos trabalhadores deve ser prioridade. “Considerando esse contexto de melhorias contínuas, entendemos que a Secretaria Municipal de Saúde deve estar elaborando ou já possui um plano de ação voltado à regularização e ao reconhecimento dos direitos desses trabalhadores”, afirmou.
Contudo, a Prefeitura de São Bernardo não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição. Já a Fundação do ABC informou, por meio de nota, que os dados relacionados ao contrato de gestão estão disponíveis em seu Portal da Transparência.
“O espaço reúne informações atualizadas sobre receitas, despesas, convênios, contratos e demais instrumentos de gestão, em cumprimento às normativas legais e ao compromisso da FUABC com a transparência e a responsabilidade na administração de recursos públicos”, declarou a instituição. Todavia, na página indicada pela FUABC não constam dados específicos sobre dívidas atualizadas dos municípios, incluindo São Bernardo, registrando apenas os balancetes anuais.
