Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CulturaHomeSanto André

Teatro Municipal de Santo André recebe espetáculo Carmina Burana com coro de 150 vozes

Montagem do Coro da Cidade pode ser conferida sexta-feira (5), no sábado (6) e no domingo (7); ingressos estão à venda

O Coro da Cidade de Santo André vai levar a potência sonora da obra Carmina Burana ao Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em um espetáculo de 150 vozes, que pode ser conferido em apresentações nos dias 5 (sexta-feira), às 20h30, 6 (sábado), às 20h, e 7 (domingo), às 18h.

Será a primeira vez que a obra consagrada da música de concerto será apresentada em Santo André, sob a regência e a concepção artística do maestro Roberto Ondei, com realização da Associação Coro da Cidade de Santo André. Os últimos ingressos estão à venda no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/carmina-burana

Nesta versão, a emblemática cantata composta pelo alemão Carl Orff em 1936 ganha forma com dois pianos, percussão, um elenco de 130 cantores adultos e a participação especial do Coro Infantil. Completam o time três solistas – Raquel Paulin (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Bruno Costa (contratenor) –, além do ator André Orbacan, bailarinos e projeções com legendas, que ajudam a contar a história por trás dos poemas medievais que inspiraram a composição.

A montagem é mais do que uma apresentação musical. É uma experiência estética e reflexiva, que percorre temas como destino, religiosidade, prazer, ciclos da vida e dualidades humanas, com um roteiro envolvente que costura os significados da obra à luz do presente.

A direção musical é de Roberto Ondei, com direção cênica e coreografia de Marisa Ballarini, preparação vocal de Silvia Hokama e regência do Coro Infantil por Regina Kinjo. Os pianistas Ariã Yamanaka e Wesley Rocha completam a formação instrumental.

Para a Associação Coro da Cidade de Santo André, o projeto vai muito além do palco. “Nós, membros da Diretoria da Associação do Coro da Cidade de Santo André, acreditamos que o canto coral é muito mais do que uma expressão artística, é uma poderosa ferramenta de transformação social, não apenas pela beleza da música, mas pelos inúmeros benefícios que esta proporciona a quem participa. Além de promover integração social, o canto coral estimula diversas áreas do cérebro, trazendo ganhos cognitivos significativos aos participantes”, afirma Sandra Jankops, presidente do Coro.

“Para os coristas, o Coro é um espaço de acolhimento, autoconhecimento e pertencimento. Para a sociedade, é uma ponte de cultura, inclusão e bem-estar”, completa.

Palestra – Antecedendo a estreia, no sábado (30), às 15h, o maestro Roberto Ondei ministra uma palestra especial sobre a história de Carmina Burana e suas conexões com o humanismo, o cristianismo, grandes pensadores e correntes revolucionárias no auditório da UFABC – Campus São Bernardo do Campo.

O nome “Carmina Burana” vem do latim e quer dizer “Canções de Benediktbeuern”. Em 1847, nesta cidade alemã, o estudioso de dialetos Johann Andreas Schmeller encontrou e publicou um manuscrito composto por 254 poemas e textos dos séculos XI, XII e XIII e deu o nome de “Carmina Burana”.

Estes textos tratavam-se de poesias de caráter profano escritas por diferentes poetas, com culturas e ideologias diversas e, por isso, os seus estilos são bastante diversificados. Essas peças eram escritas em latim medieval, alternadas com trechos em francês provençal, idioma alemão dos anos 1050 e 1350 e até o latim macarrônico que é, essencialmente, um latim corrompido de forma intencional com o objetivo de produzir um efeito cômico.

Em 1936, o compositor alemão Carl Orff escolheu cerca de 20 dos 254 poemas de Carmina Burana e os musicou de forma totalmente nova, embora imitasse algumas características musicais típicas do período medieval, como o canto gregoriano e os intervalos de quinta justa.

A palestra vai acontecer no auditório da UFABC – Campus São Bernardo do Campo. Informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André (@corodacidadedesantoandre).

Serviço

Espetáculo Carmina Burana – com Coro da Cidade de Santo André

Datas: 5/9 (sexta), às 20h30; 6/9 (sábado), às 20h; 7/9 (domingo), às 18h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Classificação indicativa: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)
Ingressos: à venda no Sympla (link para clique) https://www.sympla.com.br/evento/carmina-burana/3033616?referrer=www.bing.com

Palestra: 30 de agosto (sábado), às 15h
Local: UFABC – Campus de SBC | Informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André
Instagram: @corodacidadedesantoandre

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo