GeralHome

FORUN E-COMMERCE

VAREJO DIGITAL – IA – CONTEUDO

Laura Yamane –Rebeka Padovani

 

A edição 2025 do Fórum E-Commerce Brasil que aconteceu  nos dias 29 a 31 de julho no Distrito de Anhembi reuniu os principais profissionais e empresas do varejo digital em três dias de imersão em conteúdo, networking e inovação. Com dezenas de painéis, palestrantes nacionais e internacionais e ativações exclusivas, o evento consolidou-se mais uma vez como o maior encontro de e-commerce da América Latina.

palestras

Três dias, quatro plenárias, dezenas de palcos, 300 horas de conteúdo , palestras e milhares de pessoas circulando pelos corredores. O Fórum E-C ommerce Brasil 2025 é o maior encontro de varejo digital do mundo, e também uma verdadeira maratona.

foto reprodução

CONVIDADA ESPECIAL

 

Por que ouvir Monja Coen no Fórum E-Commerce Brasil pode mudar sua visão de negócios?No mundo dos negócios digitais, falar sobre presença, propósito e humanidade pode parecer fora de lugar. Mas basta ouvir Monja Coen por alguns minutos para entender o contrário: nunca foi tão necessário. E, sim, isso tem tudo a ver com o seu e-commerce.

publico nas palestras

 

A plenária Marketplace do Fórum 2025  foi um espaço destacado para repensar o papel dos grandes canais de venda no varejo digital. Neste ano, o foco das apresentações está em estratégia, tecnologia, tributação e novos formatos de consumo, além de contar com grandes empresas representadas

 

stand Mercado livre – Copia
forun e commece

Durante os três dias, o papel dos marketplaces foram amplamente explorados, tanto sob a perspectiva do consumidor final quanto do B2B. No segundo dia, executivos do Mercado Livre, da L’Oréal e da Meta abordaram temas como jornada do cliente, marketing de influência e uso de IA em campanhas de performance. Também foram apresentadas  discussões sobre a atuação de vendedores de moda e beleza dentro de plataformas como Shopee , Magalu. e Mercado Livre

-Influência e comportamento de compra

O último dia foi voltado para tendências globais e comportamento de consumo. A analista Zia Daniell Wigder, da eMarketer, apresentou cinco grandes movimentos que moldam o futuro do e-commerce, incluindo a ascensão do TikTok Shop.

Encerrando a programação, o painel “O peso da decisão” reúne o filósofo Clóvis de Barros Filho e a Monja Coen para uma conversa sobre ética, propósito e liderança no ambiente corporativo. A proposta é refletir sobre o papel dos líderes na construção de organizações sustentáveis e conectadas com a sociedade.

stand asaas – Copia

MARKETING & VENDAS

 

Com partipação de nomes como Fábio Porchat, Galvão Bueno, Fernando Yunes, Fred Trajano e outras personalidades e executivos do e-commerce em anos anteriores, a plenária de Marketing & Vendas prometeu ser um dos palcos mais disputados do Fórum E-Commerce Brasil 2025. De grandes plataformas globais a especialistas em comportamento do consumidor, o auditório traz discussões do presente para balizar o futuro do varejo nacional.

 

Um dos destaques da feira foi a Wigoo e Wicomm

 

A Wigoo é uma agência de marketing e tecnologia com atuação estratégica e consultiva,voltada para a geração de resultados reais, sustentáveis e escaláveis. Sua liderança é composta pelos co-CEOs Dib Sekkar e Gustavo Santana, responsáveis pelas áreas de operações e negócios; pelo CSO (Chief Sales Officer) Luiz Ruiz, à frente das áreas comercial e de marketing; e pelo CTO (Chief Technology Officer) Gabriel dos Santos, que lidera tecnologia e dados. Reconhecida como Google Partner e Google Premier Partner, a Wigoo está entre as Top 39 nas plataformas Google, Meta e TikTok, com cases validados e clientes como Dasa, Sem Parar e Santander.

Já a Wicomm, sob a liderança de Felipe Coelho, Jefferson Cavalcante e Juliano Folino, é referência em estratégias de CRM, SEO, otimização de conversão (CRO) e implementação de e-commerce. A empresa se destaca nas principais plataformas do mercado ao colocar o consumidor no centro das decisões e ao conectar dados a experiências personalizadas. É a principal agência parceira da Wake e, em 2025, foi reconhecida no Quadrante VTEX como o parceiro com maior potencial do mercado, após dobrar sua operação em 2024, consolidando- se como uma das principais especialistas em soluções de performance para e-commerce.

 

Tecnologia e Mundo Digital

 

Apesar de o evento ter foco no e-commerce, ele nos mostra que é muito maior do que isso, é um evento de tecnologia e mundo digital. Além das inúmeras palestras com resultados e insights valiosos de referências da área, as visitas aos stands traziam uma experiência aprofundada ao universo de cada empresa.

 

“A maior plataforma da América Latina, atendendo mais de 90 mil clientes no mercado brasileiro. Ela apresentava seu novo produto de IA: o Nuvemchat, criado com o intuito de ajudar os empreendedores.” Carolina Lago, gerente de marca e comunicação da Nuvemshop

 

Ficou claro que essa era a grande novidade do ano: a implementação de sistemas de IA em diversos tipos de serviços oferecidos. Como a Gitterbit, que oferece aos seus clientes a possibilidade de criar, pela sua plataforma, um site em até 10 minutos, ou ainda criar agentes de IA personalizados. E não para por aí: na área de processos, a Octadesk mostrou que oferece atendimento com agentes de IA e automações para atender e vender mais rápido. E até para o financeiro existem soluções!

A  Asaas,  oferece gestão financeira para empresas e negócios.”Ela é a principal conta digital para pequenas e medias empresas do Brasilcom inovação” Caique Head comercial

 

A sensação final é que, para cada tipo de problema digital, existe uma empresa especializada que traz uma solução para ele. E que a importância de um evento como o Fórum E-commerce Brasil é enorme, pois reúne uma variedade de empresas (que são referências) com soluções e tecnologias em um só lugar, onde os visitantes da feira conseguem encontrá-las e fazer negócios que farão a diferença no desenvolvimento e crescimento da sua empresa.

 

E, para quem ainda acredita que a IA se resume a aplicativos de uso diário comum, está muito enganado. Toda a área de negócios já implementou e trabalha com essas tecnologias integradas, que oferecem, além de tudo, muito mais agilidade nos processos.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo