Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Câmara de Diadema aprova projeto que garante permanência da Polícia Militar em área da UNIFESP

Alteração legislativa permite convivência entre ensino e segurança pública em imóvel doado à universidade

A Câmara Municipal de Diadema aprovou nesta semana projeto de lei do Executivo que altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.637/2007. A medida garante a permanência da 3ª Companhia do 24º Batalhão da Polícia Militar em área doada à UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, no município, permitindo a coexistência de atividades educacionais e de segurança pública.

A lei original, de 2007, autorizou a doação do imóvel à UNIFESP exclusivamente para fins de pesquisa e ensino. Contudo, parte da área já era ocupada pela Polícia Militar desde 2001, a título precário, antes mesmo da formalização da doação. Nesse sentido, a alteração legislativa corrige o que foi considerado um “equívoco do passado”, regularizando a situação da corporação.

“Cumpre ressaltar que referida unidade está situada numa região da cidade em que é imprescindível a presença ostensiva da Polícia Militar, tanto para prevenir como para coibir qualquer atividade ilícita que venha ocorrer em sua circunscrição”, destacou a justificativa do projeto. Ainda mais, a regularização possibilitará que a Secretaria de Segurança Pública do Estado invista em melhorias estruturais no local, o que não era viável sem a formalização da posse.

Segundo o texto, a mudança permitirá que a UNIFESP continue utilizando o imóvel para ensino e pesquisa, mas, ao mesmo tempo, conceda oficialmente parte da área à Polícia Militar. Em outras palavras, a lei viabiliza a convivência de duas atividades essenciais de interesse público: a educação e a segurança.

O prefeito Taka Yamauchi, ao defender a proposta, reforçou a importância da decisão. “Com a aprovação desta alteração legislativa, poderão conviver pacificamente as duas atividades de interesse público. Sem comprometer a propriedade do imóvel, a UNIFESP poderá conceder a posse de parte da área para a 3ª Companhia do 24º Batalhão da Polícia Militar. Trata-se de corrigir um erro histórico e atender à população de forma equilibrada”, afirmou.

Ainda assim, a iniciativa foi vista como fruto de consenso entre os parlamentares, já que atende a uma demanda antiga da cidade e possibilita investimentos em segurança sem prejudicar o funcionamento do campus universitário. Do mesmo modo, reforça a presença da PM em uma região considerada estratégica no combate à criminalidade.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo