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Rodeio movimenta R$ 10 bilhões nos eventos

A festa de peão com o rodeio é uma das maiores e mais tradicionais festas pelo país, movimentando cerca de R$ 10 bilhões no Brasil, atraindo cerca de  9 milhões de pessoas em mais de mil eventos.  A Confederação Nacional de Rodeios (CNAR)  indicam um crescimento do setor no país. Para colocar as festas em destaque pelo pais,  Gerais Minas é destaque na 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – o maior rodeio da América Latina – que segue até 31 de agosto.


Um estande interativo une cozinha mineira, turismo, cultura e patrimônio mundial, com destaque para o lançamento do Portfólio das Festas de Peão, que reúne mais de 570 eventos em todo o Estado.

 

Governador Romeu Zema no estande de Minas em Barretos com a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo , o levantamento inédito coloca Minas como líder nacional em número de festas de peão, consolidando a tradição sertaneja mineira como motor do turismo regional e da economia criativa.

 

O estande mineiro foi concebido como uma vitrine sensorial, onde o público poderá degustar queijos artesanais premiados, goiabada cascão, doce de leite, licores e cachaças reconhecidas mundialmente.

A culinária mineira sempre em destaque


A Cozinha Show completa a experiência, com chefs mineiros preparando ao vivo pratos típicos como pão de queijo com pernil, tropeiro e canjiquinha.

“Barretos é o palco perfeito para mostrar ao Brasil e ao mundo a potência de Minas. Nossa gastronomia, nossa cultura popular e nossos patrimônios naturais formam um mosaico único, capaz de emocionar e atrair visitantes em busca de experiências autênticas.


Minas Gerais é tradição, é liberdade, é diversidade”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

 

 

Festa do peão movimenta bilhões por ano

Além da força das festas de peão e da culinária, Minas também destaca ícones naturais e culturais: a Cordilheira do Espinhaço, onde a natureza encontra a aventura e a cultura se transforma em emoção, a Serra da Canastra, berço do Queijo Minas Artesanal, e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que em julho de 2025 foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO.

 

Fernando de Noronha e suas atrações

 

A quarta etapa do Roadshow “Visite Fernando de Noronha – Além do Paraíso”, iniciativa do Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau para promover o arquipélago como um destino turístico sustentável, exclusivo e de alto valor agregado. O encontro reuniu agentes de viagens, operadores, representantes de hotéis, companhias aéreas e profissionais do trade turístico mineiro, foi realizado em Belo Horizonte no dia 18 de agosto.

 

Débora Linhares (diretora executiva do Visite Noronha) e Hayrton Almeida (presidente do Visite Noronha)  foto:Divulgação/ Visite Noronha

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a um treinamento completo sobre o destino, explorando seus principais atrativos naturais, experiências diferenciadas e práticas de turismo sustentável que tornam Fernando de Noronha referência nacional e internacional. Além disso, a noite foi marcada por networking qualificado e aproximação com empresas e parceiros locais, fortalecendo a conexão entre o destino e o mercado turístico da região.

“Acreditamos que o contato direto com os profissionais do trade é essencial para que possamos transmitir todo o potencial de Fernando de Noronha e gerar mais oportunidades de negócios para o arquipélago”, afirma Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.

O roadshow, que já passou por diversas capitais brasileiras, chega agora à sua 5ª e última etapa. O encerramento da ação será no dia 9 de setembro, em Campinas (SP), reunindo profissionais do trade para mais uma noite de conteúdo, relacionamento e novas oportunidades.

 

 

A expectativa é capacitar mais de 500 agentes de viagens e operadores de turismo ao longo da jornada, além de apresentar os associados do Visite Noronha e fomentar novas parcerias comerciais para o fortalecimento do destino no mercado nacional. O roadshow conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur, além do Sebrae Pernambuco e da EcoNoronha.

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) é uma iniciativa oficial de promoção turística de Fernando de Noronha. Atuando como um hub estratégico de comunicação, o projeto tem como missão divulgar os atrativos naturais, culturais e experiências únicas da ilha, além de fortalecer a imagem do destino junto ao trade nacional e internacional. Com foco em sustentabilidade, qualidade de serviços e hospitalidade, o Visite Noronha trabalha em parceria com empresas e lideranças locais para posicionar a ilha como referência em turismo responsável e desejável o ano todo.

Consulte seu agente de viagens , e faça um pacote para visitar a maravilha de Fernando de Noronha.

 

Uai Wine- Festival de Vinhos Mineiros

Uai Wine – Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros, iniciativa gratuita que reúne capacitação técnica, feira de vinhos, gastronomia autoral, música e experiências culturais. A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas em quatro dias, consolidando Belo Horizonte como referência no setor e reposicionando Minas no mapa do vinho brasileiro,  de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade .

O lançamento oficial do festival ocorreu durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado dentro da Travel Next Minas. O evento reforçou a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico, apresentando o Uai Wine como uma plataforma estratégica para impulsionar toda a cadeia produtiva da vitivinicultura no estado.

De acordo com subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, o Uai Wine representa um marco para o setor: “Um evento como esse é muito importante para a cultura de Minas Gerais. Além de reunir vinhos premiados do estado, o festival promove palestras e debates sobre o futuro do turismo enogastronômico. Hoje já temos experiências que aproximam o visitante das vinícolas, como hospedagens e vivências dentro das propriedades, o que fortalece esse segmento. Receber um festival desse porte significa divulgar e promover o turismo de Minas não só para o Brasil, mas também para o mundo”, destacou.

A programação será dividida em dois momentos. Nos dias 28 e 29, quinta e sexta-feira, a agenda é voltada ao público técnico, com palestras, painéis e rodada de negócios promovida pelo Sebrae.


Entre os temas, destaque para a História dos Vinhos Mineiros, Enoturismo em Minas, Indicação de Procedência, Panorama da Produção de Uva e Vinho e a Experiência do Vinho em Portugal. À noite, os jardins do Palácio abrem-se ao público em geral, com feira de vinhos, gastronomia e shows.

 

 

No fim de semana, 30 e 31, o festival terá programação inteiramente aberta, com feira de produtores, apresentações musicais e o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomados criando receitas harmonizadas com rótulos mineiros. Restaurantes de Belo Horizonte também participarão com menus especiais, sob curadoria da Abrasel-MG, valorizando a diversidade gastronômica e sua integração ao vinho.

O evento reunirá vinícolas de diferentes regiões do estado, como Andradas, Serra da Mantiqueira, Barbacena, Diamantina, Fortaleza de Minas e Santana dos Montes, além de coletivos como a Assolive (olivicultores), a AmiQueijo (produtores de queijo artesanal) e o Empório dos Vales.

A realização no Palácio da Liberdade, edifício histórico e símbolo da capital mineira, une tradição e inovação. O espaço receberá tanto a feira e os shows em sua área externa quanto experiências sensoriais em ambientes internos, reforçando o caráter cultural da iniciativa.

A base científica do crescimento da vitivinicultura em Minas também será destacada. Pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) impulsionaram a adoção da técnica da dupla poda, que revolucionou a produção no Sul de Minas e se espalhou para outras regiões, garantindo vinhos premiados internacionalmente e fortalecendo o enoturismo.

Com 436 hectares de vinhedos em produção, 124 produtores ativos e uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões, Minas Gerais desponta como protagonista no setor. O Uai Wine chega para celebrar essa conquista, ao mesmo tempo em que projeta o futuro da vitivinicultura mineira, integrando ciência, tradição e hospitalidade.

 

Enoir Zorzanello e Romeu Dutra recebem homenagem do Festival de Cinema

 

O 53º Festival de Cinema de Gramado, foi marcada por homenagens a dois gramadenses que o ajudaram a construir a história do evento, ao longo destas cinco décadas, no dia 20 de agosto.

Enoir Zorzanello e Romeu Dutra, falecidos este ano, foram lembrados por familiares e amigos que reconheceram a contribuição deles para o evento, para o turismo e a cultura de Gramado.

 

Foto: Edison Vara/Festival de Cinema

A entrega da homenagem a Romeu Dutra foi feita pelo vice-prefeito Luia Barbacovi às sobrinhas Talita Dutra Cavalin e Micheli Dutra.

Já Enoir foi representado pelo filho Eduardo e pelos netos Maria Eduarda, Vicente e Clara. A homenagem foi entregue pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

 

ENOIR ZORZANELLO – Enoir Zorzanello foi vereador, vice-prefeito e empresário gramadense. Grande entusiasta não apenas do Festival, mas de toda a história de Gramado, Zorzanello desempenhou papel essencial no fortalecimento do turismo e da cultura da cidade, liderando por muitos anos a organização do Festival de Cinema e idealizando o Gramado Cine Vídeo, que ampliou ainda mais o protagonismo de Gramado no cenário audiovisual nacional. O empresário tinha formação em Administração de Empresas, foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort) e criou a TecnoHotel.

“O Enoir dedicou muitos anos da sua vida ao Festival de Cinema e somos muito agradecidos por isso”, afirmou Rosa Helena Volk.

“Se hoje o Festival de Cinema de Gramado é reconhecido nacional e internacionalmente, se a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro pode aqui ter esse palco de resistência, de divulgação, de promoção, de fomento, é porque pessoas como o Enoir tiveram um trabalho incrível durante muito tempo”, acrescentou a presidente da Gramadotur.

Depois de agradecer a homenagem, Eduardo Zorzanello disse que “o pai viveu tão intensamente o Festival e a produção cinematográfica que adorava uma poltrona, seja de casa, seja do cinema. Sempre ele se postava para poder assistir um filme. Era mais do que um presidente do Festival de Cinema, um grande curador, que conhecia muito da sétima arte”. Eduardo lembrou ainda, que a sua mãe, Silvia Zorzanello (fundadora do Festuris, falecida em 2010), foi a primeira mestre de cerimônias do Festival de Cinema.

ROMEU DUTRA – Um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado e primeiro secretário de Turismo do município, Romeu Dutra também foi peça-chave para que o Kikito se tornasse o prêmio oficial do Festival, gesto que selou para sempre este símbolo como ícone máximo da celebração do cinema brasileiro. “O Romeu foi na Embrafilme, no Rio de Janeiro, buscar apoio para o evento. Ele era a presença fiel em todas as edições do evento”, recorda o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. “Este gesto aqui é agradecimento, não só dos gramadenses, mas de todos que amam a cultura, a arte, o cinema brasileiro”, concluiu Luia.

Depois de sair da Secretaria de Turismo, nos anos 1980, Romeu Dutra foi presidente da então Companhia Riograndense de Turismo (CRTUR) e diretor da Embratur, cuja sede ficava no Rio de Janeiro.

 

 

 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com

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