GeralHome

BRK encontra objetos inusitados na rede de esgoto

Carcaça de churrasqueira elétrica, muletas, pneus, guarda-chuvas e brinquedos são alguns dos itens encontrados nas redes de esgoto em Mauá

A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca que o descarte de lixo e resíduos nas tubulações é uma das principais causas de obstruções e entupimentos das redes. De acordo com a área operacional da empresa é comum as equipes responsáveis pela manutenção retirarem das tubulações resíduos sólidos como plásticos, fio dental, papel, brinquedos, latinhas de cerveja ou refrigerante, absorventes e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias.

No entanto, alguns resíduos encontrados nas redes coletoras chamam a atenção por serem inusitados. Um destes casos foi a carcaça de uma churrasqueira elétrica retirada do sistema público de esgoto de Mauá.

Pedestal para suporte de vaso de flores

As equipes operacionais já encontraram também dentro das instalações do sistema pneus, muletas, guarda-chuvas e até mesmo uma pilastra de gesso que seria um item de decoração.

Outro fato interessante é a quantidade de brinquedos que já foram retirados durante as etapas de gradeamento, que é realizada na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá e retém os resíduos maiores antes do processo de tratamento.

Entre os brinquedos encontrados estão desde bolinhas diversas até o famoso boneco do desenho Toy Story, “Sheriff Woody Pride”, bonecos dos Minions, da Hello Kitty, do Visconde de Sabugosa (personagem do Sítio do Picapau Amarelo), do Superman, de araras, dos Smurfs, de patos e do Mike Wazowski (do desenho Monstros S.A.). Todos os brinquedos foram devidamente higienizados, com desinfecção de cloro e álcool, e passarão a ficar expostos na estação de tratamento para ajudar na conscientização daqueles que visitam a ETE.

É importante destacar que a rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, ou seja, as tubulações instaladas nos imóveis devem receber apenas a água que já foi utilizada na pia da cozinha e do banheiro, no chuveiro, no tanque ou no vaso sanitário.

“A infraestrutura de esgotamento sanitário não se destina ao descarte de resíduos sólidos. A presença de sólidos pode ocasionar obstruções nas tubulações internas e na rede coletora, resultando em sobrecarga do sistema e extravasamentos de efluentes em imóveis e vias públicas”, destaca Evaristo Reis, responsável pela área de operações da BRK em Mauá.

Só no primeiro semestre de 2025, a BRK removeu 4,92 toneladas de resíduos da rede, por meio de ações de manutenção e limpeza preventiva, além de promover a higienização de 58.930 metros de tubulações.

“O descarte inadequado de resíduos na rede causa danos à infraestrutura, gerando a necessidade de manutenções não programadas e, em certos casos, a substituição de trechos de tubulações danificadas”, reforça Reis.

A BRK incentiva a população a conhecer mais dicas sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. Acesse https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nao-e-lixeira/ para mais informações.

A concessionária também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo