GeralHome

USCS lança 32ª Carta de Conjuntura

Nesta quarta-feira (13), aconteceu o lançamento da 32ª Carta de Conjuntura do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Em sua 32ª edição, a publicação traz notas técnicas de áreas como Política Comercial e Economia Internacional; Economia Brasileira e Política Monetária; Inovação, Startups e Tecnologia; Energia, Clima e Sustentabilidade; Educação; Segurança e Cibercrime, entre outras. A 32ª Carta de Conjuntura conta com 46 notas técnicas, escritas por 94 autores(as) e pode ser acessada em https://uscs.edu.br/cartas-do-observatorio/.
Carta de Conjuntura USCS (2)
“A Carta de Conjuntura da USCS agrega atores da Universidade e de setores públicos e privados da sociedade, que, ao desenvolver e publicar suas notas técnicas, compartilham conhecimentos, contribuindo com o desenvolvimento das organizações e com a melhoria da vida das pessoas”, explica o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Eduardo de Camargo Oliva.
Entre as notas técnicas da Carta está a “Reconversão Industrial e Desenvolvimento Regional: o caso do ABC Paulista e do projeto de atração de investimentos relacionados à produção de aeroestruturas de caças supersônicos”, dos autores José Ricardo Ramalho e Jefferson José da Conceição. A nota trata do processo de mobilização que levou à aquisição dos caças suecos Gripen, da Saab, pelo governo brasileiro para o reequipamento e modernização da força aérea brasileira.
A participação das mulheres na área de tecnologia também foi tema publicado na Carta. A nota aponta a rápida expansão, e criação de novas vagas, do mercado de tecnologia e a presença feminina na área, ainda sub representada, sobretudo em áreas estratégicas como inteligência artificial, cibersegurança e desenvolvimento de sistemas. Oferece uma visão ampla sobre essa realidade, incluindo dados comparativos entre homens e mulheres, destacando exemplos de mulheres inovadoras no Brasil e no exterior, os desafios, iniciativas de impacto e recomendações estratégicas para garantir um futuro mais justo, inovador e inclusivo. A autoria é de Feliciana Nogueira, coordenadora do Instituto de Tecnologia do Grande ABC (ITESCS).
Abordando a gestão do sistema de saúde, o material conta com a nota técnica “Avaliação Preliminar dos Efeitos da Flexibilização da Política Fiscal do Governo Federal para o Financiamento do Sistema Único de Saúde no Biênio 2023-2024”, pelo docente da USCS e presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES). Francisco Rozsa Funcia. O material apresenta os antecedentes recentes da política fiscal e do financiamento do SUS no período 2017-2022 e a flexibilização dessa política fiscal e dos efeitos para o financiamento do SUS no biênio 2023- 2024, e avalia, em caráter introdutório, os efeitos da flexibilização da política fiscal do governo federal para o financiamento do Sistema Único de Saúde no biênio 2023-2024.
Sobre o Conjuscs
Sob a direção das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, e coordenado pelo docente Jefferson José da Conceição, o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da USCS é formado por professores, alunos e parceiros convidados, tendo como objetivo elaborar e publicar, periodicamente, notas técnicas no campo das Políticas Públicas, Empreendedorismo, inovação e Conjuntura. Acesse https://uscs.edu.br/cartas-do-observatorio/ para acessar as cartas já lançadas pelo Observatório.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo