São Bernardo adere a projetos de inclusão social de mulheres PCDs e Polo de Empregabilidade Inclusiva
Prefeito Marcelo Lima formaliza parceria a programas Todas in-Rede e de auxílio ao mercado de trabalho, ligados ao governo do Estado; ato é parte da programação de aniversário da cidade
Em medida que visa ampliar ações efetivas de inclusão, a Prefeitura de São Bernardo oficializou na tarde desta quarta-feira (13/08) a adesão aos programas Todas in-Rede e Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), iniciativas do governo do Estado de São Paulo coordenadas pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A parceria foi firmada pelo prefeito Marcelo Lima e pelo secretário estadual da PCD, Marcos da Costa, em evento realizado na Câmara, durante agenda que integra a programação de 472 anos de São Bernardo.
O Todas in-Rede tem como foco a promoção de políticas públicas para mulheres com deficiência de todas as idades, voltadas à inclusão social, capacitação delas e da rede de apoio com cursos de capacitação e ajuda em casos de violência e capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência). Já o PEI, por sua vez, faz a conexão entre a pessoa com deficiência que procura emprego e a capacitação da empresa para fazer a inclusão deste público nos seus espaços de trabalho.
O prefeito Marcelo Lima lembrou, em seu discurso, de iniciativas da administração relacionadas diretamente às pessoas com deficiência, como a Oficina Ortopédica Itinerante, que, em quatro meses, fez 350 reparos em cadeiras de rodas e outros equipamentos auxiliares, além de ações voltadas à inclusão de moradores em situação de vulnerabilidade, a exemplo do Programa Faculdade Municipal de São Bernardo, que beneficia inicialmente 200 pessoas em quatro cursos e cuja Aula Magna será nesta quinta-feira (14/08), no Cenforpe.
“Hoje o mundo moderno traz, mesmo a distância, a possibilidade de a pessoa se capacitar, de poder participar de palestras, de ter acesso a ensinamentos que poderão mudar vidas. Com isso, registro a importância destes dois programas que vão estar instalados aqui na cidade, inclusive com equipes de governo do Estado participando diretamente”, pontuou.
Participaram também do evento a presidente do Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariane Sá, a vice-prefeita Jéssica Cormick, o secretário municipal da PCD e TEA (Transtorno do Espectro Autista), Fábio Branco, e o presidente da Câmara, Danilo Lima, entre outras autoridades e representantes.
ESTRATÉGICOS – De forma geral, o Programa Todas in-Rede oferece às mulheres com deficiência cursos voltados para quatro áreas estratégicas: trabalho, renda e autonomia financeira; prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança; e ainda sobre direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.
O PEI, por sua vez, visa a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão.
“São Bernardo dá mais um passo firme nas políticas públicas de inclusão ao trazer os programas Todas in-Rede e Polo de Empregabilidade Inclusiva para nossa cidade. O Todas in-Rede fortalece o protagonismo e a autonomia das mulheres com deficiência e o PEI cria oportunidades reais de trabalho, conectando talentos e empresas. São ações que colocam nossa São Bernardo na vanguarda da igualdade de oportunidades e do respeito à diversidade”, disse o secretário Fábio Branco.
Objetivos principais do Todas in-Rede:
– Fortalecer o protagonismo e a autonomia das mulheres com deficiência.
– Garantir acesso à informação sobre direitos, serviços públicos e canais de denúncia.
– Conectar mulheres com deficiência a políticas públicas já existentes.
– Combater todas as formas de violência e exclusão social.
– Promover ações de capacitação, apoio psicológico e jurídico.
Público-alvo
– Mulheres com deficiência, de todas as idades, independentemente do tipo de deficiência.
Eixos de atuação
– Disseminação de conteúdos acessíveis sobre direitos e serviços.
– Apoio psicológico, jurídico e social.
– Capacitação profissional e empoderamento.
– Integração com municípios, organizações e outros programas governamentais.
O que o PEI oferece para candidatos:
– O PEI atua como ponte entre candidatos com deficiência e empresas, buscando vagas adequadas ao perfil de cada pessoa.
– Oferece suporte para elaboração de currículos, preparação para entrevistas e acompanhamento durante o processo seletivo.
– Auxilia na avaliação interdisciplinar para identificação das funcionalidades e habilidades do candidato, recomendando funções e trabalhos adequados.
Para empresas
– O PEI oferece suporte para empresas que desejam contratar pessoas com deficiência, incluindo treinamento e sensibilização das equipes, além de auxílio na adequação do posto de trabalho.
– O PEI possui um banco de dados com candidatos com deficiência qualificados para diferentes áreas.
– Auxilia na criação de ambientes mais acessíveis e inclusivos.