A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (12), a Operação Caffeine Break, cujo objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos, como a cafeína, utilizada na fabricação de drogas. Além disso, a ação atingiu municípios do ABC Paulista — Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema —, onde foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão.
Ao todo, 20 mandados de prisão temporária e 51 de busca e apreensão foram expedidos em diversas cidades do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ainda mais, mais de 200 policiais federais atuaram nas diligências que tiveram início a partir de investigação da Delegacia da PF em São José dos Campos. Nesse sentido, a apuração revelou que o grupo criminoso usava empresas de suplementos alimentícios e energéticos para adquirir grandes quantidades de cafeína, produto químico de uso controlado.
Contudo, a PF identificou que as operações das empresas ligadas ao esquema não possuíam lastro econômico, financeiro ou logístico compatível com o volume movimentado. Em outras palavras, cerca de 550 toneladas de cafeína foram compradas de forma atípica por três empresas, que emitiram notas fiscais falsas para ocultar a atividade ilegal.
Em razão da gravidade dos crimes investigados, a Justiça determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens móveis e imóveis dos suspeitos, totalizando até R$ 72 milhões. Bem como, as ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos, e as investigações seguem em andamento.