A causa da AME – Atrofia Muscular Espinhal ganhou destaque no rádio nesta sexta-feira (8), quando a Rádio ABC AM 1570 e FM 81.9 transmitiu, às 20h, uma edição especial do programa Papo Amigo. A iniciativa celebrou o Dia Nacional da Pessoa com AME, data instituída por lei para ampliar a conscientização sobre a doença rara e degenerativa que afeta neurônios motores e compromete a força muscular.
Ainda mais, o apresentador Saulo Tadeu Appes conduziu a conversa com dois convidados de peso: o empresário Renato Trevellin, fundador do movimento Unidos pela Cura da AME, e a psicóloga Regiane Oliveira, criadora da clínica Bem Me Quer. Juntos, eles compartilharam experiências, informações e orientações voltadas não apenas para pacientes e familiares, mas também para toda a comunidade.
Além disso, a escolha do 8 de agosto não foi por acaso. Segundo a Aliança Brasileira pela Atrofia Muscular Espinhal, a data foi definida para se alinhar ao mês mundial de conscientização sobre a doença, ampliando a visibilidade da causa. Nesse sentido, o momento também simboliza a lembrança das famílias afetadas e o incentivo à esperança por avanços no tratamento.