A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 5 de agosto a 28 de setembro, a exposição World Press Photo 2025, que apresenta os vencedores do 68º Concurso Anual de Fotojornalismo. Este ano, a mostra reúne 42 projetos vencedores que refletem os temas mais urgentes da atualidade: política, gênero, migração, conflitos armados e a crise climática, trazendo histórias captadas por fotógrafos de 31 países.
O visitante terá a oportunidade de fazer um passeio pelo mundo com as fotos premiadas pela Fundação World Press Photo. Em 2025, as imagens documentam desde protestos e levantes em países como Quênia, Mianmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, até retratos inesperados de figuras políticas nos Estados Unidos e na Alemanha.
Também revelam histórias comoventes de jovens ao redor do mundo, como um homem trans de 21 anos nos Países Baixos, uma jovem ucraniana traumatizada pela guerra e a foto do ano que mostra uma criança palestina vivendo com amputações após bombardeios em Gaza, captada por uma fotógrafa da mesma nacionalidade.
Outro destaque na edição de 2025 é o impacto das mudanças climáticas em diferentes partes do mundo, com registros de desastres no Peru, Brasil e Filipinas. Há ainda um retrato potente da comunidade LGBTQIAPN+ celebrando o orgulho em um local secreto em Lagos, Nigéria, onde atos dessa natureza podem ser criminalizados. Destaque também para Tamale Safale, o primeiro atleta com deficiência a competir com atletas não deficientes, em Uganda.
(A foto do ano 2025 é da palestina Samar Abu Elouf, do The New York Times, e retrata Mahmoud Ajjour, de 9 anos, ferido durante ataque israelense à Cidade de Gaza, em março de 2024)
Do Brasil:
Três fotógrafos brasileiros estão entre os premiados da América do Sul no World Press Photo 2025. Na categoria Individual da América do Sul, Anselmo Cunha foi reconhecido pela imagem Aeronave em Pista Inundada, registrada durante a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
Com o mesmo tema, Amanda Perobelli venceu na categoria Reportagem com a série As Piores Enchentes do Brasil, que retrata os impactos das chuvas na cidade de Canoas, uma das mais afetadas pelo desastre climático. Também na categoria Individual, o fotógrafo André Coelho foi premiado com a imagem Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, que mostra a comemoração dos torcedores do clube carioca após a conquista inédita da Copa Libertadores da Conmebol, em novembro de 2024.
O Brasil também se destacou em outros dois projetos internacionais. O mexicano Musuk Nolte retratou os efeitos socioambientais da redução do nível dos rios na região norte do país. A série Seca no Rio Amazonas foi uma das vencedoras na categoria Reportagem da América do Sul. Já o fotógrafo francês Jerome Brouillet, da AFP, venceu na categoria Individual da região Ásia-Pacífico e Oceania, com a imagem de grande repercussão que mostra o surfista brasileiro Gabriel Medina emergindo triunfante de uma onda em Teahupo’o, no Taiti, quando garantiu a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris.
Concurso:
Desde 1955, o Concurso Anual World Press Photo reconhece e celebra o melhor do fotojornalismo e da fotografia documental produzidos ao longo do último ano. A edição de 2025 adota uma estrutura regional, com seis regiões globais: África; América do Norte e Central; América do Sul; Ásia Ocidental, Central e Sul Asiático; Ásia-Pacífico e Oceania; e Europa.
Campanha Feminicídio Zero:
Durante o período de exibição no Brasil, a World Press Photo 2025 adere à campanha Feminicídio Zero para ampliar o debate sobre violência de gênero e os desafios enfrentados por mulheres em diferentes contextos ao redor do mundo.
As histórias retratadas em diversas imagens vencedoras da mostra nesta edição, tais como Corpos femininos como campos de batalha (Cinzia Canneri), Maria (Maria Abranches), Jaide (Santiago Mesa), Terra sem mulheres (Kiana Hayeri) e Crise no Haiti (Clarens Siffroy) evidenciam como o corpo e a vida das mulheres continuam sendo alvos de opressão, controle e violência. Ao conectar essas narrativas visuais com os objetivos da campanha, a mostra convida o público a refletir sobre os direitos das mulheres, a urgência do enfrentamento ao feminicídio e o papel da arte na promoção da conscientização social.
Projetos da Seleção CAIXA Cultural:
O projeto World Press Photo 2025 foi selecionado na Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, uma iniciativa longeva e transparente da CAIXA que, por meio da programação de seus espaços culturais, promove a circulação da produção cultural pelo Brasil. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”; isto é, a viver a cultura como ação e movimento, em comemoração aos 45 anos desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília. A iniciativa teve tanto sucesso que se espalhou pelo país, chegando também em São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
SERVIÇO:
[EXPOSIÇÃO] Exposição World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, a 200m da Estação Sé do Metrô
Temporada: 5 de agosto a 28 de setembro de 2025
Visitação: de terça a domingo, das 8h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3321-4400 | @caixaculturalsp | Site CAIXA Cultural SP
Patrocinio: CAIXA e Governo Federal