Banner de Aniversário da Câmara Municipal de Santo André
HomeTurismo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Jarbas Favoretto

 

 ÉPOCA DE “FUNDUE”

Neste inverno, principalmente em cidades como Campos do Jordão ou Tapiraí, é a época ideal para saborearmos um “Fundue”. Até existem casas especializadas em alternativas com essa delícia gastronômica a qual, no entanto, não é muito antiga.

Nos Alpes suíços era jogado fora o queijo não vendido porque, com a chegada do inverno, ele ficava excessivamente duro.

Há poucos anos, alguém teve a ideia de derreter esse queijo que seria jogado fora e, para sua melhor conservação, experimentaram adicionar vinho, ou um destilado de cerejas, ou outro produto alcoólico qualquer.

O queijo, assim misturado, podia ficar duro que não se perdia. Quando quisessem, era só voltar a derreter a mistura.

Ao fazer a experiência com tudo derretido num caldeirão, alguém, para experimentar, afundou um pedaço de pão usando um pequeno espeto. Estava criada, então, uma nova paixão nacional suíça com muitos adeptos no Brasil.

 

 

BELOS  RIOS  E  LAGOS

 

Na foto:   Onde nasce o Rio Paraná.

Uma belíssima e aconchegante região que você precisa conhecer por completo é a que está no Noroeste do Estado de São Paulo.

Ali temos inúmeras cidades com miríades de lugares para você curtir, e sempre com um clima muito agradável, na média anual de 29ºC.

Na região, temos um surpreendente polo de turismo receptivo localizado em bacia hidrográfica banhada pelo rio Tietê, rio Grande, rio Paraná e outros afluentes.

A paisagem na região é exuberante onde, em ao menos 300 dias por ano, o sol ali está sempre brilhando.

Vale s sua visita e estada.

 

 

ÁQUAS QUENTES E LIMPAS

Na foto:   Parque Aquático em Santa Clara d’Oeste (SP). 

 

As águas da região Noroeste paulista, além de abundantes, não são poluídas e as várias represas da região colaboram para dar um colorido especial.

Há um lençol de águas quentes que brota generosamente a uma temperatura de 60ºC. É o mesmo lençol d’água que, depois, vai para Caldas Novas, em Goiás.

Com toda aquela água, não faltam bons peixes como o tucunaré, o mandi, o pacu-prata, o barbado e o pintado.

Com isso, além dos hotéis da região, são incontáveis as casas de veraneio às margens de tão generosas águas. Muitas são alugadas para temporadas.

Visite as várias boas cidades daquela agradável região.

 

TURNÊ EM MOGI MIRIM

Na foto:   Em Mogi Mirim (SP) os artífices do evento.

 

Juntamente com o Instituto Italiano de Cultura, a Cônsul Adjunta Marianna Haddad marcou presença em Mogi Mirim para acompanhar mais uma emocionante apresentação da turnê intitulada: “A Caminho do Interior”.

O evento contou com a produção artística da Cia. Opera São Paulo na apresentação da “Opera Nessun Dorma” em homenagem aos 90 anos de Luciano Pavarotti (in memoriam), com a soprano Raquel e o tenor Daniel.

A iniciativa idealizada pelo Consulado Geral Italiano tem a parceria do Governo do Estado de São Paulo.

Esse evento tem percorrido cidades interioranas, principalmente naquelas em que se destacam as colonias italianas, sempre com muito sucesso como aconteceu em Mogi Mirim.

Outras informações com Zolli (19) 9-9111-3080.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo