Banner de Aniversário da Câmara Municipal de Santo André
HomePolítica

Câmeras Já!”: Vereador Lucas Ferreira cobra implantação urgente de sistema de monitoramento em São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo (SP) – O vereador Lucas Ferreira (PL) tem intensificado as cobranças junto à Prefeitura de São Bernardo do Campo pela instalação imediata de câmeras de monitoramento nos mais de 350 postes que já estão prontos para receber os equipamentos em diversos pontos da cidade.

A iniciativa vai além das ruas: Lucas defende a implantação de câmeras também em todas as escolas e creches municipais, como forma de proteger as crianças, prevenir crimes e fortalecer a resposta das forças de segurança.

 

“Já temos a estrutura pronta. Segurança não pode esperar. A tecnologia está aí para salvar vidas, proteger famílias e impedir tragédias”, afirmou o vereador.

 

Monitoramento inteligente: um aliado da segurança pública

O uso de câmeras de monitoramento integradas aos sistemas da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar é uma tendência em várias cidades do país — e os resultados falam por si:

São José dos Campos (SP) registrou uma queda de 70% nos roubos nas áreas com câmeras inteligentes conectadas ao COI (Centro de Operações Integradas).

Em Curitiba (PR), o uso de monitoramento em escolas reduziu em 60% os casos de vandalismo e ocorrências policiais no entorno das unidades escolares.

Vitória (ES), uma das cidades mais vigiadas do Brasil, teve redução de 35% em furtos após ampliar seu sistema de videomonitoramento.

Lucas Ferreira destaca que, além da prevenção, as câmeras são cruciais para a identificação e punição de criminosos, contribuindo diretamente para investigações rápidas e eficazes.

 

“A criminalidade mudou. E a nossa resposta também precisa mudar. Hoje, quem não investe em tecnologia fica vulnerável”, reforça o vereador.

Segurança para quem mais precisa. Em sua fala recente na Câmara, Lucas relembrou um caso chocante: o abandono de um recém-nascido em uma caçamba de lixo na estrada do montanhão, em um ponto onde existe já o poste para a implantação das câmeras. O local, usado por crianças que esperam o transporte escolar, deveria ser monitorado. “Se já houvesse uma câmera ali, talvez o responsável já estivesse identificado. Isso não pode continuar acontecendo”, declarou.

A proposta de Lucas Ferreira é clara: implantar um sistema de monitoramento moderno, eficiente e interligado, cobrindo ruas, escolas, creches e pontos estratégicos da cidade, em parceria com a GCM e a Polícia Militar.

População apoia a medida

Nas redes sociais e nas ruas, moradores têm demonstrado apoio à proposta. Pais de alunos, comerciantes e trabalhadores reconhecem a importância de se sentir seguros em seus trajetos diários. A cidade está pronta — agora, falta apenas essa fase das instalações das câmeras e começar esse enfrentamento direto ao crime através da tecnologia.

Texto- Natália Zathaskiiy

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo