CulturaHome

Museu do Futebol e ensina técnicas para conservar troféus e medalhas

Formação gratuita sobre conservação de objetos metálicos acontece no sábado, das 14h às 17h, no Galpão das Oficinas em Parnapiacaba

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, vai oferecer uma oficina para profissionais que trabalham em museus ou com coleções e acervos esportivos. A formação “Introdução à Conservação de Objetos Metálicos” será realizada no sábado (9), no Galpão das Oficinas, em Paranapiacaba, das 14h às 17h.

1 – Troféus – Foto – Helber Aggio_PSA (4)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Museu do Futebol (https://museudofutebol.org.br/uncategorized/oficina-sobre-cuidado-com-objetos-metalicos-em-paranapiacaba/).

1 – Troféus – Foto – Helber Aggio_PSA (4)

O encontro faz parte do Programa Conexões Museus, coordenado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e promove ações voltadas à capacitação de profissionais de museus e do campo cultural, com a valorização de diferentes instituições e experiências.

 

Na atividade programada para Paranapiacaba, o foco será apresentar noções introdutórias sobre a salvaguarda de objetos metálicos, com foco em práticas de conservação preventiva. Serão abordados os principais agentes de deterioração, estratégias de acondicionamento, manuseio e controle ambiental voltado à preservação de acervos em metal.

 

Entre os exemplos discutidos, destacam-se itens do patrimônio esportivo, como troféus, medalhas e placas comemorativas – objetos que, além de valor histórico e simbólico, exigem cuidados específicos para sua conservação a longo prazo. A oficina será ministrada por Maria Júlia Marchiori, especialista em conservação e restauro, com experiência em documentação e preservação de acervos.

Serviço

Introdução à Conservação de Objetos Metálicos

Data: 9/8 (sábado)

Horário: 14h às 17h

Local: Galpão das Oficinas

Endereço: Rua da Estação, s/n° – Parte Baixa – Vila de Paranapiacaba

Público-alvo: profissionais de museus, estudantes de história, cultura e quem ama preservar a memória.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo