HomePolítica

Projeto de Lei propõe valorização da história das mulheres e combate à violência de gênero nas escolas de Mauá

Iniciativa do vereador Zé Luiz Cassimiro busca transformar a educação municipal em instrumento de equidade e respeito às mulheres

Em um passo significativo rumo à equidade de gênero no ambiente escolar, o vereador Zé Luiz Cassimiro – PT, apresentou na Câmara Municipal de Mauá um projeto de lei que estabelece diretrizes para a valorização da história das mulheres e para o enfrentamento da violência de gênero nas escolas da rede municipal de ensino.

Além disso, a proposta visa integrar, de forma permanente, a temática da representatividade feminina no currículo escolar, promovendo a conscientização desde a infância. Segundo o vereador, a iniciativa é urgente diante das “desigualdades históricas e estruturais que afetam as mulheres desde a infância”.

Nesse sentido, Zé Luiz destaca que a ausência da figura feminina nos materiais didáticos alimenta uma lógica de exclusão e reforça o apagamento histórico. “A lacuna da representação feminina nos materiais didáticos perpetua um imaginário social no qual o papel da mulher é subalternizado ou omitido”, afirmou o parlamentar.

Contudo, o projeto não se limita apenas a conteúdos curriculares. Ainda mais, propõe a realização de atividades extracurriculares como semanas temáticas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, oficinas, feiras e exposições. Essas ações poderão ser realizadas em parceria com coletivos feministas, ONGs e instituições de ensino superior.

Do mesmo modo, as campanhas educativas devem focar no combate ao assédio, à violência de gênero e na desconstrução de estereótipos, fortalecendo o respeito à dignidade de mulheres e meninas. Para o autor da proposta, tais medidas são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes. “O objetivo precípuo deste projeto é promover uma transformação social a partir de seu alicerce, a educação, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a pauta dos direitos humanos e da equidade de gênero”, defendeu Cassimiro.

Apesar disso, o vereador reconhece que o caminho para a mudança cultural exige tempo e enfrentamento de resistências. Ainda assim, reforça que a educação é o ponto de partida para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo