HomePolítica

Gordo da Adega propõe diretrizes para promoção do bem-estar da pessoa idosa em São Bernardo

Vereador apresenta proposta que reforça a proteção, inclusão e valorização da terceira idade no município, com base na Constituição e no Estatuto do Idoso

Em resposta ao crescente envelhecimento da população, o vereador Gordo da Adega – Podemos, apresentou na Câmara Municipal de São Bernardo um projeto de lei que estabelece diretrizes para a criação de políticas públicas voltadas à promoção, proteção, inclusão e bem-estar da pessoa idosa no município.

Além de acompanhar uma tendência nacional identificada pelo IBGE, que aponta o aumento contínuo da expectativa de vida e o crescimento da população com 60 anos ou mais, a proposta busca garantir que esse grupo etário seja incluído de forma ativa na sociedade. Em outras palavras, trata-se de uma iniciativa que reconhece a urgência de fortalecer a atuação do poder público frente às demandas específicas da terceira idade.

Nesse sentido, o projeto está ancorado em importantes dispositivos legais, como o artigo 230 da Constituição Federal de 1988, que atribui à família, à sociedade e ao Estado o dever de amparar os idosos, e o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), que reforça o compromisso das esferas de governo com a criação de políticas públicas direcionadas a esse público. Ainda mais, a proposta visa não apenas garantir direitos, mas também promover a dignidade e a participação ativa dessas pessoas na vida comunitária.

Um dos destaques do projeto é a previsão da criação de uma semana dedicada a atividades específicas para os idosos. A intenção, segundo Gordo da Adega, é incentivar ações práticas com impacto direto na saúde física e mental, autoestima e socialização dos participantes. “Além disso, queremos que eles se sintam bem informados sobre seus direitos, deveres e possibilidades de contribuir com a comunidade”, afirmou o parlamentar.

Contudo, o objetivo do projeto vai além do campo técnico e normativo. Para o vereador, trata-se também de um gesto simbólico e de gratidão. “A presente propositura é também uma homenagem e um reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento de São Bernardo. Valorizar nossos idosos é valorizar nossa própria história”, declarou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo