Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Curso na USP ensina catadores de eletroeletrônicos sobre Remanufatura de Computadores

Cooperativas de catadores acabam destinando para reciclagem grande volume de material eletroeletrônico que ainda está funcionando e tem condições de reaproveitamento. Há também componentes que podem voltar individualmente para a cadeia de valor, estimulando a economia circular.

Pensando nisso, o Projeto ReciclaON lançou curso sobre Remanufatura de Computadores, buscando qualificar cooperativas para a recuperação de equipamentos descartados. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, em parceria técnica com o Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LASSU) e com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa.

Segundo a presidente do Gea, Ana Maria Domingues Luz, além de um PC inteiro, é possível recuperar peças separadamente, que são bastante valorizadas no mercado de reposição e significam boa alternativa de renda aos catadores. “O curso inova justamente porque ensina a avaliar peças para uso na remanufatura e até em projetos de robótica”, explica.

“Pessoal de cooperativa é muito curioso e, por conta própria, sai consertando muita coisa. Mas queremos alertar que há método para isso, daí o objetivo de capacitá-los para entender os equipamentos e fazer o manuseio seguro”, explica Akio Goya, professor no curso realizado entre 21 e 25 de julho último no LASSU, localizado no campus Butantã da USP.

Conteúdo variado

Uma dezena de cooperativas da Grande São Paulo participou da programação, que incluiu desde conceitos básicos sobre o que é e para que serve cada módulo de um computador, entender suas funções internas e externas, além de realizar testes de funcionamento. Também fez parte do curso um entendimento sobre como prevenir acidentes aos catadores e ao meio ambiente.

A ideia é levar o curso de Remanufatura de Computadores para outras sete Capitais brasileiras. A capacitação integra o Projeto ReciclaON, um programa de qualificação de cooperativas para coleta e separação ambientalmente corretas de resíduos eletroeletrônicos, além de orientar essas instituições para uma comercialização justa.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo