Obra consagrada da música erudita, Carmina Burana será apresentada pela primeira vez em Santo André em uma montagem inédita, que une potência sonora, força cênica e profundo simbolismo. O espetáculo será encenado nos dias 6 e 7 de setembro no Teatro Municipal da cidade, sob regência e concepção artística do maestro Roberto Ondei, com realização da Associação Coro da Cidade de Santo André.
Nesta versão, a emblemática cantata de Carl Orff ganha forma com dois pianos, percussão, um elenco de 130 cantores adultos e a participação especial do Coro Infantil. Completam o time três solistas — Raquel Paulin (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Bruno Costa (contratenor) —, além de ator, bailarinos e projeções com legendas, que ajudam a contar a história por trás dos poemas medievais que inspiraram a composição.
A montagem é mais do que uma apresentação musical: é uma experiência estética e reflexiva, que percorre temas como destino, religiosidade, prazer, ciclos da vida e dualidades humanas, com um roteiro envolvente que costura os significados da obra à luz do presente.
A direção musical é de Roberto Ondei, com direção cênica de Marisa Ballarini, preparação vocal de Silvia Hokama e regência do Coro Infantil por Regina Kinjo. Os pianistas Ariã Yamanaka e Wesley Rocha completam a formação instrumental.
Reflexão antes do espetáculo
Antecedendo a estreia, o maestro Roberto Ondei ministra uma palestra especial no dia 30 de agosto, às 14h, sobre a história de Carmina Burana e suas conexões com o hermetismo, o cristianismo, grandes pensadores e correntes revolucionárias. O local e detalhes serão divulgados pelas redes sociais da Associação Coro da Cidade de Santo André.
Música como transformação
Para a Associação Coro da Cidade de Santo André, o projeto vai muito além do palco. “Nós, membros da Diretoria da Associação do Coro da Cidade de Santo André, acreditamos que o canto coral é muito mais do que uma expressão artística, é uma poderosa ferramenta de transformação social, não apenas pela beleza da música, mas pelos inúmeros benefícios que esta proporciona a quem participa. Além de promover integração social, o canto coral estimula diversas áreas do cérebro, trazendo ganhos cognitivos significativos aos participantes”, afirma Sandra Jankops, presidente do Coro.
“Para os coristas, o Coro é um espaço de acolhimento, autoconhecimento e pertencimento. Para a sociedade, é uma ponte de cultura, inclusão e bem-estar”, completa.
SERVIÇO
Espetáculo: Carmina Burana
Datas:
06 de setembro de 2025 (sábado), às 20h
07 de setembro de 2025 (domingo), às 18h
Local: Teatro Municipal de Santo André – Santo André, SP
Classificação indicativa: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)
Ingressos: à venda no Sympla
Palestra: 30 de agosto (sábado), às 14h – informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André
Instagram: @corodacidade.santoandre