Coletivo de Santo André promove encontro sobre as experiências da Política Cultura Viva
Evento é realizado pelo Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas neste sábado
As experiências que a Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014) trouxe, sendo um importante instrumento para garantir os direitos culturais e o reconhecimento de ações comunitárias, será tema de debate em Santo André neste sábado (2).
O coletivo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas de Santo André), sob o comando da doutora e mestra em artes cênicas, educadora e pesquisadora da cultura brasileira e caribenha Vera Cristina Athayde, realizará uma roda de conversa sobre o assunto com os coletivos culturais da cidade na rua Piracanjuba, 388, em uma quadra do Parque João Ramalho. O evento será das 10h às 15h.
Com atuação há 22 anos no setor de arte e cultura, Athayde também é do Ponto de Cultura Oca-Escola Cultural, sediado em Carapicuíba. Além disso, é articuladora da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e integrante da diretoria do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais. Representou o Brasil em diversas edições do Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária em países como Bolívia, El Salvador, Equador e Argentina.
O evento faz parte do 2º Encontro Teia dos Saberes em Rede, projeto do MDDF financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com a Prefeitura de Santo André, para construir a Política Municipal de Cultura Viva.
O público-alvo da iniciativa são artesãos, capoeiristas, musicistas, dançarinos, atores, poetas, comunidades tradicionais de matriz africana e indígena, associações sem fins lucrativos, dentre outros, que precisam atuar de forma comunitária.
Interessados em participar do projeto Teia dos Saberes podem se inscrever pelo site do coletivo MDDF (mddf.org.br/teia-dos-saberes-em-rede).
Apresentações artísticas – Os encontros buscam ampliar a voz dos coletivos que atuam em Santo André. Por isso, ele também valoriza as apresentações culturais, trazendo mais visibilidade aos artistas.
Neste sábado (2), o show ficará por conta do grupo Viela do Samba; do Coletivo Álbum de Rua, representado pelo MC e poeta Araújo Paz; do Projeto BEM (Brasil Essência Musical), do Mestre Pelé e Grupo Berimbras; e do DJ Edi.som. Haverá rap, eletrônico, samba, música popular brasileira e outros gêneros.