A quinta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 foi marcada por duelos equilibrados e pela consolidação do Tanabi como líder isolado de sua chave. Ainda assim, os times de Mauá se destacaram com atuações competitivas que mantêm acesa a luta por vagas na próxima etapa da competição.
Na sexta-feira (25), o Mauaense mostrou poder de reação e buscou o empate por 2 a 2 contra o Assisense, fora de casa, no estádio Antônio Viana da Silva. O time anfitrião abriu o placar aos 42 minutos com Cleinyson, que aproveitou uma falha do goleiro. Em seguida, aos 53, Wevysther ampliou após sobra de bola na área. Contudo, o Mauaense não se abateu e reagiu: Murilo descontou de cabeça aos 70 minutos e, aos 76, Lucas Andrey converteu pênalti e garantiu um ponto importante na disputa.
Já na manhã de sábado (26), foi a vez do Mauá conquistar uma vitória suada, mas fundamental. Jogando no estádio Pedro Benedetti, a equipe venceu o ECUS por 1 a 0. O único gol da partida saiu aos 85 minutos, quando Mateus Araújo finalizou de fora da área após cobrança de escanteio e desvio na zaga adversária. Apesar da pressão do time visitante, o Mauá soube controlar a partida e garantir os três pontos.
Ainda no sábado, o Tanabi confirmou sua força ao vencer o Independente por 3 a 0 no estádio Agostinho Prada, em Limeira. Marcelo Maçola abriu o placar no fim do primeiro tempo, aos 44 minutos. No segundo tempo, Romarinho e Thales ampliaram, aos 58 e 66 minutos, respectivamente, consolidando o domínio dos visitantes.
Por fim, no domingo (27), Batatais e AD Guarulhos empataram em 2 a 2 no estádio Dr. Osvaldo Scatena. O time da casa saiu na frente com um gol contra de Ítalo, aos 43 minutos. O Guarulhos empatou com Gustavinho aos 59, mas João Paulo recolocou o Batatais em vantagem pouco depois. No entanto, Gustavinho voltou a marcar aos 66 e definiu o placar.