A construção do Piscinão do Bairro Fundação, dentro do Programa Drenar São Caetano, segue dentro do cronograma e um dos marcos importantes desse avanço é a finalização da instalação de 95% das vigas de coroamento — estrutura responsável por unificar as lamelas que formam as paredes de contenção do reservatório. Os 5% restantes serão concluídos apenas ao final da obra, pois servem, neste momento, como passagem estratégica para o deslocamento de máquinas e equipamentos.
“Estamos conduzindo as obras do Drenar São Caetano por toda a cidade para mitigar as enchentes. Especialmente no bairro Fundação, o piscinão será fundamental para captar as águas das chuvas e garantir a tranquilidade aos moradores da localidade. Os esforços nesses primeiros meses do ano fizeram as obras avançarem em bom ritmo. O Drenar é prioridade do meu governo e conta com toda atenção de nossa equipe”, disse o prefeito Tite Campanella.
Essa etapa é considerada uma das mais demoradas da obra. Com sua conclusão, foi possível dar início a um novo momento, com a instalação dos tirantes, elementos fundamentais para a estabilidade do reservatório. Os tirantes têm a função de travar e dar sustentação às paredes de contenção, e a previsão é que mais de 100 unidades sejam instaladas até o fim deste mês de julho — número suficiente para a execução da primeira linha da estrutura. Ao final da obra, serão mais de 2 mil tirantes instalados, distribuídos em aproximadamente 200 linhas. A escavação, etapa contínua e fundamental para o avanço da construção, também segue dentro do cronograma previsto. Esse processo será mantido até os últimos momentos da obra com a evolução das demais frentes de trabalho.
A construção do reservatório segue um planejamento dividido em etapas que garantem a segurança, estabilidade e funcionalidade da estrutura. O processo começa com a construção das muretas guias, que servem como base para a máquina que escava as paredes internas em duas fases. Em seguida, as muretas são demolidas para dar lugar à viga de coroamento, responsável por unificar os elementos das etapas anteriores que constroem as paredes do reservatório.
Com a estrutura das paredes concluída, inicia-se a instalação das linhas de tirantes, essenciais para a estabilidade da parede, e fase atual da obra. A construção avança com a execução dos blocos de fundação dos pilares e da laje do fundo, que serve como o piso do piscinão, que contém furos para a drenagem de parte da água que será retida. Na fase seguinte, são instalados os pilares e dispositivos de entrada e saída de água, seguidos pelas vigas que darão sustentação às lajes superiores e realizadas a instalação pré-lajes, para receber a concretagem do fechamento superior do reservatório, etapa que conclui a construção da estrutura do piscinão. Por fim, inicia-se a construção das estruturas de apoio, como as salas controle e a recuperação do campo de futebol.