Akira Enomoto
Nesta semana, descendo a av Portugal em Santo André, vi um grupo de ciclistas subindo de forma organizada em um passeio noturno. Não tinha nenhum apoio para os ciclistas , já que aqui na nossa cidade esse meio de transporte ainda não faz parte do trânsito, são praticamente invisíveis .Com a bicicleta a facilidade de circular pelas ruas é bem maior, além de ser possível estacioná-la e transportá-la nos trens, metrôs e até nos ônibus. Um dos grandes problemas é que as cidades não comportam mais tantos automóveis e congestionamentos, além dos espaços para estacionar e guardar esses carros.
Não vejo na cidade de Santo André uma ação voltada para o ciclista e o trânsito nas ruas centrais está cada vez mais difícil, praticamente impossíveis de se trafegar de carros . Será que um incentivo a bike pode ajudar no deslocamento?
Como já sabemos, um carro ocupa o espaço de várias bicicletas. Incentivar o uso deste modal evita muitos transtornos e gastos com o recapeamento asfáltico, que se faz necessário quando se tem um grande fluxo de veículos por determinada via. Ou seja, é preciso pensar a bike como um dos elos que fazem a mobilidade mais sustentável.
NA CHEGADA da primavera é um bom momento que os passeios ciclísticos sejam um atrativo e um incentivo para essa prática, que além de tudo proporciona um grande benefício à saúde.