A 16ª edição do Festival ABCDança Transpetro tem início neste sábado (26/7) com espetáculo da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, grupo premiado duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Serão encenadas as obras “Hu.Ga” e “Aquilo que Guardo” no Teatro Clara Nunes, em Diadema. A programação da mostra se estenderá até 1º de novembro e levará espetáculos e ações formativas a Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Paracuru (CE), São Gonçalo do Amarante (CE) e São Luís (MA). Ao final da circulação, o evento retorna a Diadema.
“Hu.Ga” é uma criação coreográfica do próprio diretor artístico da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, Alex Soares. O nome da obra é uma transcrição fonética da palavra dinamarquesa “hygge”, que não tem tradução direta para outras línguas e expressa um sentimento de aconchego, conforto, afeto e intimidade.
Já “Aquilo que Guardo” é criação da coreógrafa brasileira radicada em Londres, Sarah Raquel, que se inspirou na cantora Elis Regina para elaborar a obra. Nela, a interpretação emocional da cantora é acompanhada de movimentos contemporâneos marcados de subjetividade. A coreografia é um convite para se entregar às sensações junto a quem fala com voz embargada, treme ou pula – como Elis no palco.
A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí foi um dos grupos selecionados a partir do chamamento de artistas do Festival ABCDança Transpetro. Ao todo, foram escolhidas 40 propostas de apresentações, intervenções artísticas e ações formativas em dança, além de 21 suplentes. A Comissão Organizadora do evento recebeu e avaliou 175 inscrições de artistas e grupos em diversas modalidades do chamamento, provenientes de nove Estados do Brasil. Além disso, haverá a participação de artistas e grupos convidados.
O Festival ABCDança Transpetro é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD) e da Companhia de Danças de Diadema, com patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Rouanet. A 16ª edição do festival marca o retorno do evento após cinco anos da realização da última edição, que ocorreu em totalmente virtual, devido à pandemia.
Sobre o Programa Transpetro em Movimento
O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
Sobre a Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD)
Fundada em 2001 com o objetivo de incentivar a produção artística, formação de plateias e processos de ensino aprendizagem na área da dança, a APBD é parceira da Companhia de Danças de Diadema na realização de diversos projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como Pés na Estrada, Festival ABCDança, Mostra Beneficente de Dança, Bailando em Cirandas e Trançando as Pernas.
SERVIÇO
Sábado, 26 de julho, às 20h
Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 – Centro de Diadema (SP)
Entrada gratuita
377 lugares
FICHA TÉCNICA
ESPETÁCULO: “Hu.Ga” e “Aquilo que guardo”
DIREÇÃO: Alex Soares
COREOGRAFIA: Alex Soares (Hu.Ga) e Sarah Raquel (Aquilo que guardo)
FIGURINO: Marine Polesi Bertucci (Hu.Ga) e Christiane Galvan (Aquilo que guardo)
ILUMINAÇÃO: Rossana Boccia (Hu.Ga) e Felipe Chepkassoff (Aquilo que guardo)
TRILHA SONORA: Marek Hunhap, Rebecca Dale, Joby Burgees, Eric Whitacre, Sam Wilson, Calum Huggan e Rob Farrer (Hu.Ga) | Tom Jobim, Pedro Caetano, Aloysio de Oliveira, Antônio Belchior (Aquilo que guardo)
ELENCO: Barbara Aquino, Camila Rotta, Clarice Sakamoto, Gean Marcos, João Lucas Alves, Leandro Turatti, Letícia Ribeiro, Maria Eduarda Castro, Mychael Nascimento
COORDENAÇÃO GERAL E ARTÍSTICA FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Ana Bottosso
PRODUÇÃO EXECUTIVA E ADMINISTRATIVA FESTIVAL ABCDANÇA: Ton Carbones
PRODUÇÃO FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Felipe Julio, Joab Tafarel, Miliane Moura, Milliane Moreira e Nicole Meireles
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Jehn Sales
ASSISTÊNCIA FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Cristina Ávila
COMUNICAÇÃO FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Paula Reverbel
DIAGRAMAÇÃO FESTIVAL ABCDANÇA TRANSPETRO: Jehn Sales e Paula Reverbel
Apresentação | Lei de Incentivo à Cultura e Transpetro
Produção | Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema
Apoio | Secretaria da Cultura da Prefeitura de Diadema, Secretaria da Cultura de Prefeitura de São Bernardo do Campo, Cultura Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, Prefeitura de Rio Grande da Serra, Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, 2030 Estância Turística de Ribeirão Pires, Pinacoteca de Mauá, Teatro Municipal de Mauá, Governo Municipal de Mauá, Escola Livre de Dança, Prefeitura de Santo André, Escola de Dança de Paracuru, Centro Cultural Companhia de Dança, Secretaria da Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Paracuru, Dança FASCS Festival 25 anos, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Cult Sanca Prefeitura de São Caetano do Sul, Sesc Fecomércio Senac
Realização | Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução