GeralHome

Comitiva do Ciesp  SBC visita instalações do Complexo Industrial da Scania

Multinacional é considerada inspiração para outras empresas na pauta ESG, sobre boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança

– Diretores e conselheiros do Ciesp de São Bernardo do Campo participaram na manhã da última sexta (4),  de uma visita ao Complexo Industrial da Scania em São Bernardo do Campo. O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, também marcou presença na visita à empresa, que é considerada referência em boas práticas de sustentabilidade.

A Scania, que é uma multinacional de origem sueca, produz caminhões, ônibus e peças para veículos pesados em mais de cem países. Dentre seus produtos com foco em sustentabilidade, está o veículo movido a biometano, lançado em 2018.

O diretor institucional da Scania Latin America, Gustavo Bonini, contou que a empresa está engajada no propósito de liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável, trabalhando em especial com a descarbonização. Ele explica que a empresa tem trabalhado com soluções sustentáveis, mas que sejam viáveis para o uso aqui no Brasil, com destaque para os biocombustíveis, aproveitando a vocação do país.

A empresa aposta na compra de energia elétrica limpa e implementou há dois anos uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), o que permite o tratamento de toda a água e a reutilização no processo produtivo. A ação também tem impactos na área de responsabilidade social, visto que a empresa doa diariamente dois caminhões pipa de 40 mil litros de água para a prefeitura de São Bernardo, como forma de retribuir o acolhimento da cidade

“Não é  só olhar o processo produtivo para uma fábrica vender. É pensar no legado que nós vamos deixar para as próximas gerações”, afirma Bonini.

ESG

Para ele ainda, atualmente, é muito difícil uma indústria sobreviver sem estar conectada com a pauta ESG, alinhada às boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança. Na sua avaliação, a conexão com a pauta engaja não apenas os consumidores, como também os funcionários.

A Scania também tem trabalhado, segundo ele, para ampliar a diversidade racial, de gênero, de idade e de formação dentro de suas plantas, o que é fundamental para promover criatividade e inovação na sua opinião.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, disse após a visita que já sabia sobre o perfil engajado da Scania com a responsabilidade socioambiental, mas ficou impressionado com os números. A empresa conseguiu reduzir em 50% a pegada de carbono, tema trabalhado pelo Senai-SP no programa Jornada da Descarbonização, que ensina empresas de micro, pequeno e médio porte a mapearem a pegada de carbono, a mitigarem e a compensarem suas emissões, transformando os resultados em vantagem competitiva no mercado.

“A Scania é uma empresa que é galgada na economia verde. Eles estão liderando essa transição na mobilidade para o uso de combustíveis verdes, como o biometano, no gás natural, no carro elétrico e em tantas outras coisas. A empresa tem uma história de quase 70 anos e serve de referência não só para o Brasil, como para o mundo”, disse Cervone.

O diretor do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti, contou que a Scania já é considerada uma referência em ESG em São Bernardo há muitos anos. Em um evento anual realizado sobre a pauta ESG, a empresa foi homenageada logo na estreia do evento três anos atrás.

“Para nós é um grande prazer poder mostrar isso para os nossos associados em um tema tão importante e que está tão em evidência como hoje. Não é só a questão do meio ambiente, mas a questão social e de governança também”, disse o diretor.

Para ele, a pauta ESG pode passar por atualizações, mas continuará sólida entre as empresas. Na sua opinião, o tema da saúde mental tende a ganhar destaque dentro do tema da Responsabilidade Social.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo