CulturaHome

As Histórias de Benê

A Trupe Arlequinos & Colombinas abraça a diversidade e a inclusão em espetáculo infantil. A peça bilíngue (Português e Libras) usa humor e aventura para incentivar à leitura.

Agenda | Espetáculos Gratuitos

 

27 de julho, domingo, às 16h00 Ocupação Artística Canhoba

Rua Canhoba, 299 – Perus

08 de agosto, sexta-feira, às 09h40 CEU Carrão –  Teatro Maria Carolina de Jesus

Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé

11 de agosto, segunda-feira, às 10h00 CEU Freguesia do Ó – Teatro Esperança Garcia

  1. Crespo de Carvalho, 71 – Freguesia do Ó

O espetáculo As histórias de Benê é um infantil inclusivo e regado de amor. Produzida pela Trupe Arlequinos & Colombinas, a peça une humor e aventura para promover o incentivo à leitura e o resgate das brincadeiras populares.

A peça tem direção artística de Jhonnã Bao, a dramaturgia é de Jenifer Costa e Bella Santos, que também integram o elenco ao lado de Ingrid Arruda e Gi Paixão. A dramaturgia tem um gostinho especial de amor de avó, pois é inspirado nas histórias que a Dona Francisca, avó de Jenifer contava para ela durante sua infância. Mas também contém um mundo de vivências e inspirações culturais: o poeta Manoel de Barros e suas provocações sobre o brincar, Carolina Maria de Jesus e sua literatura preta e popular, e a cultura popular e regional, como a literatura de cordel, as brincadeiras de fita, o repente e a literatura fantástica.

A protagonista da peça é universal e carrega um pouco de cada criança que a companhia encontrou pelo caminho, e sua construção buscou expressar essa multiplicidade, na encenação Benê é interpretada por 3 atrizes de diferentes perfis, ressaltando que a protagonista pode ser qualquer um!

Além de semear o espetáculo em diversos lugares, a Trupe também incorpora maneiras de expandir a arte para fomentar outras funções na área. Por isso, no Edital PROAC Economia Criativa/Projetos Culturais de Mulheres na Indústria Criativa criamos uma formação de Produção Cultural para que jovens, aprendam e desenvolvam ferramentas para trabalhar na área. A formação conta com um estágio remunerado na Companhia, onde os participantes aprendem na prática a função de produtores. Assim abrimos portas para que os jovens, principalmente os periféricos, se insiram no mercado de trabalho.

 

Sinopse

As Histórias de Benê apresenta uma trupe de circo, recheada de contos, que chega à cidade Livraria do Norte e conta a história de Benê, uma criança que não gosta de ler e tem dificuldade para se comunicar. Benê então mergulha em um livro mágico e se depara com contos populares de tradição oral disseminados em diversas regiões do Brasil. A criança aprende que os livros e o aprendizado de novas linguagens podem ser sua ponte para o futuro e o conhecimento.

cid:image002.png@01DBEF3A.BC6922B0

fotos de Caio Oviedo

 

Serviço

 

As Histórias de Benê

Dramaturgia: Bella Santos e Jenifer Costa

Direção artística: Jhonnã Bao

Elenco: Bella Santos, Ingrid Arruda e Jenifer Costa

Musicista: Gi Paixão

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Gênero: infantil

Espetáculos gratuitos

 

27 de julho (domingo) às 16h00 – Ocupação Artística Canhoba – Rua Canhoba, 299 – Perus | O espaço possui rampa de acesso, mas não possui banheiro para cadeirantes. Os ingressos gratuitos, podem ser retirados na hora.

08 de agosto (sexta-feira) às 09h40 – CEU Carrão –  Teatro Maria Carolina de Jesus – Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé. |O espaço possui elevadores, rampas e banheiros acessíveis. Os ingressos gratuitos, podem ser retirados na hora.

11 de agosto (segunda-feira) às 10h00 – CEU Freguesia do Ó – Teatro Esperança Garcia – R. Crespo de Carvalho, 71 – Freguesia do Ó. | O espaço possui elevadores, rampas e banheiros acessíveis. Os ingressos gratuitos, podem ser retirados na hora

A importância da inclusão

Foi justamente do contato com as crianças que a Trupe resolveu adotar a Língua Brasileira Sinais. Enquanto fazia sua pesquisa, Jenifer trabalhou com algumas crianças surdas. O grupo conta que teve dificuldade para encontrar outras peças infantis que utilizassem a Língua Brasileira de Sinais e, portanto, fossem acessíveis para esse público. Ao longo desse caminho o grupo estudou Libras com intérpretes e professores surdos, além de trocas com escolas bilíngues de São Paulo e região.

“Como uma ferramenta de arte e educação, é importante utilizar o português e também a Libras, tendo esta como nossa segunda língua, para que a gente possa acolher as pessoas e estimular que outras companhias também pensem nessa comunicação”, destaca a Trupe.

Para o Edital PROAC, inserimos mais uma vez uma Formação de Libras com uma professora surda para o público em geral, além difundir a Língua Brasileira de Sinais incluímos na equipe profissionais surdos. Manifestando na prática a inclusão tanto no palco e quanto atrás das cortinas.

O grupo já passou por locais como: Circuito SESC de Artes, Museu Catavento, Fábricas de Cultura, Casarão da Vila Guilherme, Virada cultural, Bibliotecas públicas de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Sesc Piracicaba, Sesc Presidente Prudente, Sesc Santo Amaro, Casa de cultura Raul Seixas, Mostra Mangue, Brincando na Praça, Praças da cultura, entre outros. Atualmente integra a terceira ocupação no Instituto Brasileiro de Teatro – iBT.

Ficha técnica:

Dramaturgia: Bella Santos e Jenifer Costa

Direção artística: Jhonnã Bao

Provocação: Beatriz Barros

Elenco: Bella Santos, Ingrid Arruda e Jenifer Costa

Música: Gi Paixão

Orientação de libras: Victoria Oliveira

Fotografia: Caio Oviedo

Redes Sociais:

@arlequinosecolombinas

 

https://www.instagram.com/arlequinosecolombinas

 

https://www.facebook.com/share/165vZnXt7N/?mibextid=wwXIfr

 

INFORMAÇÕES EDITAL PROAC:

 

As apresentações pelo edital do PROAC de As Histórias de Benê já passou por 6 escolas da rede pública municipal e estadual da cidade de São Paulo, e fará mais 3 apresentações para as escolas públicas da cidade de Araraquara, no mês de agosto.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo