ArtigoHome

São Caetano vai investigar cadastros irregulares na saúde

      Para quem acompanha a saúde de São Caetano, não foi nenhuma surpresa a divulgação da existência de 270 mil pessoas cadastradas na saúde, quando nossa população é de 165 mil habitantes.

Tanto que no passado esse assunto foi discutido no Conselho Municipal de Saúde, mas nem uma medida foi tomada pela administração, talvez por medo ou por conveniência.

Dentre os vários motivos que levam ao excesso de cadastro, muitos são fáceis de resolver, outros dependerão da conscientização da população, que fornece declarações falsas de residência para amigos e parentes, os agentes políticos também precisam colaborar, deixando de usar a saúde em troca de votos, tanto o morador que fornece dados falsos, como quem usa a saúde em troca de votos, cometem crimes e são passíveis de punições.

As medidas saneadoras estão sendo criticadas por alguns formadores de opinião, mas sou totalmente favorável, claro desde que não prejudiquem a população.

Ao invés de criticar é preciso conscientizar a população, para não fornecer endereço e declarações falsas, também é preciso desmistificar a ideia de que São Caetano, é uma ilha de excelência em saúde, sim é verdade que estamos em melhor posição do que muitas cidades, mas não significa que aqui se resolvam todos os problemas de saúde, quando o bicho pega nossos munícipes precisam ser encaminhados para hospitais especializados, isso não é uma critica, mas uma constatação.

Se a saúde de São Caetano, fosse tão boa, como tentam nos vender, como explicar que a maioria dos nossos moradores pagam planos de saúde.

Quero lembrar que os Agentes Comunitários de Saúde precisam ser ouvidos em relação aos cadastros, afinal são eles que conhecem os usuários.

Finalizo parabenizando a secretaria da saúde Dra. Adriana Berringer Stephan, pela coragem de investigar os cadastros irregulares, desejando que tenhamos uma saúde cada vez melhor.

 Roberto Canavezzi
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo