CidadesHomeSão Bernardo do Campo

São Bernardo encerra ciclo presencial do PPA com participação de mais de 2.700 pessoas 

Em reta final, consulta pública ainda pode ser feita até o dia 12 de julho no formato online; propostas vão ajudar a construir a cidade pelos próximos quatro anos 

O programa “A Voz da Gente Cidade Pra Frente” para a construção do PPA 2026-2029 chegou à etapa final dos encontros presenciais, com a realização de 15 audiências públicas em diferentes bairros de São Bernardo. A proposta descentralizada da Prefeitura garantiu a participação ativa da população, com 2.764 pessoas presentes ao longo do mês de junho e início de julho.
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC
Desse total, 976 cidadãos e cidadãs contribuíram efetivamente com sugestões — seja por meio de falas no microfone ou pelo preenchimento de formulários durante os encontros. A taxa de contribuição atingiu 35% entre presentes e aqueles que expuseram suas ideiais, evidenciando o envolvimento coletivo da sociedade na construção do planejamento municipal para os próximos quatro anos.
“Esse programa representa o que a gente acredita para São Bernardo: uma cidade feita a muitas mãos. Ouvimos cada região com atenção e responsabilidade, para planejar o futuro com base nas reais necessidades da população. A Voz da Gente é um programa inovador de construção coletiva do planejamento dos próximos anos”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC
O PPA em números – O balanço geral do ciclo presencial mostra também um recorte por gênero: das 2.764 pessoas que participaram dos encontros, 1.296 eram mulheres e 1.468 homens. O registro por localidade também revelou importante engajamento das comunidades. O destaque em número absoluto de público foi o encontro na região do Santa Cruz/Tatetos, com 310 participantes, mesmo sendo a região menos populosa da cidade. Já a audiência com maior índice proporcional de contribuições foi a de Riacho Grande/Areião, onde 55% dos presentes participaram diretamente com propostas.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento da gestão pública municipal, sendo a base para a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e das Leis Orçamentárias Anuais (LOAs). Com vigência de quatro anos, o PPA estabelece metas, programas e investimentos prioritários que irão guiar as políticas públicas de São Bernardo até 2029.
A secretária da Fazenda, Tatiana Rebucci, realizou um balanço dos encontros e qual foi a mensagem do programa. “Trabalhamos com muito comprometimento para garantir a escuta ativa da população. O programa A Voz da Gente nasceu da Secretaria da Fazenda com esse objetivo: construir um plano realista, factível, participativo e eficiente, a partir das contribuições de quem vive a cidade todos os dias”, afirmou.
Consulta pública segue aberta até 12 de julho – Quem ainda não participou do PPA pode contribuir até o dia 12 de julho, por meio da plataforma online disponível no site da Prefeitura. A proposta é permitir que toda a população tenha voz ativa na definição de prioridades e investimentos. Participe no link: www.saobernardo.sp.gov.br/consultapublica .
No formulário, é possível  eleger a prioridade para a cidade, qual maior demanda do seu bairro, avaliar as políticas públicas e sugerir temas, indicar ações prioritárias, compartilhar ideias e apontar necessidades locais. A Prefeitura reforça que a construção de uma cidade mais justa e eficiente passa pelo envolvimento direto da população.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo