A ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, força especializada da GCM – Guarda Civil Municipal de São Bernardo, participou de uma série de operações nos dias 7 e 8 de julho que resultaram na prisão de dois suspeitos e na apreensão de drogas prontas para venda, além de um simulacro de arma de fogo com um menor de idade. As ações ocorreram em parceria com a Polícia Civil e fazem parte das estratégias de reforço à segurança em bairros com registros recorrentes de criminalidade.
Na terça-feira (8), a ROMU atuou em conjunto com a Polícia Civil em uma operação no Jardim Bandeirantes, região do Grande Alvarenga. De acordo com o comandante da GCM, Eduardo Santos, o local já vinha sendo monitorado por conta da intensa atividade de tráfico de drogas. Além disso, a presença das forças de segurança possibilitou a entrada no ponto de venda e a prisão de um homem com entorpecentes embalados para comercialização. “Com o policiamento conjunto, conseguimos adentrar o local e ter êxito na detenção do indivíduo”, destacou o comandante.
Ainda na mesma data, outra ação preventiva foi realizada pela ROMU no bairro Jardim Limpão. Durante patrulhamento pela Rua Alberto Benecasa, os agentes avistaram um homem com uma mochila preta em atitude suspeita. Ao notar a presença da equipe, o indivíduo tentou fugir, contudo, foi rapidamente alcançado. Na mochila, os guardas encontraram mais drogas já fracionadas para venda, o que reforça a suspeita de tráfico na região.
O suspeito foi conduzido ao 8º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.
AÇÃO
Do mesmo modo, a atuação da ROMU também se estendeu ao bairro Baeta Neves, na segunda-feira (7). Durante uma ronda da “Operação Direto ao Ponto”, que visa reforçar o policiamento em pontos de ônibus e coibir furtos e roubos, os agentes notaram dois jovens em atitude suspeita na Rua Amâncio de Carvalho. Ao tentar a abordagem, os menores fugiram. Todavia, um deles deixou cair um simulacro de arma de fogo escondido sob a blusa de moletom, o que motivou a apreensão imediata do objeto.