HomeTurismo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Jarbas Favoretto

 

MELIPONÁRIO EM NOVO HORIZONTE

Esse nome pouco usual é o nome de onde se criam abelhas nativas sem ferrão, também conhecidas como melíponas.

Trata-se de um espaço destinado a abrigar colmeias desse tipo de abelhas e pode ter fins científicos, de conservação ou de produção de mel e outros produtos.

Em maio último, a Prefeitura de Novo Horizonte, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou a inauguração do seu “Meliponário Municipal” visando a preservação, o estudo e a valorização das abelhas sem ferrão, eis que elas são fundamentais para o equilíbrio da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade ambiental.

 

 

NOVO HORIZONTE TURÍSTICA

Na foto:   Novo Horizonte (SP).

A exatos 406 km da capital paulistana está a cidade de Novo Horizonte, iniciada em 1895 com a construção de uma igreja, fato corriqueiro na época.

Como município, a data é outubro de 2017.

Semanalmente, há feiras de rua às terças, quintas e sábados, todas elas iniciando às 17h, mas a feira tradicional é realizada aos domingos pela manhã.

Agora, o seu ‘Grêmio Novorizontino’ também divulga a cidade, após o seu time de futebol passar a ganhar de grandes clubes brasileiros.

Agora, a sua nova Associação dos Apicultores já está em plena atividade, promovendo a organização da cadeia produtiva e fomentando práticas sustentáveis.

Visite Novo Horizonte.

 

 

CIDADE DAS BRISAS SUAVES

Na foto:   Fonte Luminosa de Votuporanga (SP).

Uma cidade da região noroeste do Estado de São Paulo que despontou no turismo, e também conhecida como a ‘Cidade das Brisas Suaves’, é a cidade de Votuporanga, uma das mais promissoras daquela região, a qual aos poucos vai sendo descoberta pelos turistas.

A cidade possui toda infraestrutura necessária para grandes empreendimentos e tem diversidade cultural gerando o turismo de lazer durante todo o ano.

É dotada de excelentes hotéis e de um Departamento de Turismo da sua Prefeitura que atende ao mais exigente visitante.

Visite e aproveite as delícias de Votuporanga.

 

 

ATRATIVOS NATURAIS DE ITU

 

Na foto de Luiz D. Lucatti:  Estrada Parque de Itu (SP).

O primeiro atrativo de Itu também é a primeira Estrada Parque do Brasil, fazendo parte da Rodovia dos Romeiros, nome devido à forte religiosidade sempre encontrada em nosso Interior.

Era caminho dos que iam com cavalos, charretes, ou mesmo a pé com destino ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus, em mais de 20km entre Itu e Cabreúva.

Outro atrativo é o Parque Geológico do Varvito, cujo patrimônio é tombado. É um monumento geológico, parte de uma pedreira que foi desativada. A sua Prefeitura aproveitou o local para implantar quiosques, anfiteatro ao ar livre, espaço para exposições e playground.

Em Itu ainda temos o Bosque Alceu Geribello, um pedaço de Mata Atlântica que se tornou propriedade pública em 1964. Ali, hoje, temos o Centro de Educação Ambiental.

Vale a sua visita em Itu, uma cidade bem cuidada, com boa hotelaria e gastronomia de fazer inveja.

 

 

QUEM TRABALHA COM TURISMO

Na foto:   Cadastur registre-se.

Qualquer profissão ou atividade ligada ao Turismo precisa e deve ser registrada no Cadastur, sem gastar centavo.

Além de ser maneira de poder receber verbas dos governos, tem várias outras vantagens, inclusive a divulgação gratuita da atividade desenvolvida por você.

É facílimo.

Tendo dúvida consulte a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (11) 3204-2800.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo