Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Diadema realiza oficina de atualização sobre calendário vacinal com Agentes Comunitários de Saúde

Participaram cerca de 300 profissionais das Unidades Básicas de Saúde, que puderam se atualizar e treinar a leitura da carteira de vacinação

 

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Diadema realizou uma oficina de atualização sobre a carteira nacional de vacinas com cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A atividade, uma iniciativa da Vigilância em Saúde em parceria com a Coordenação de Atenção Básica, foi realizada em duas turmas na última quinta-feira (03/07), no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.

Fotos: Mauro Pedroso

 

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Vivian Santos, destacou o processo de educação continuada dos profissionais de saúde para a estratégia de imunização.
“Esta oficina de atualização sobre a leitura e o preenchimento da caderneta de vacinação é uma oportunidade de aprimoramento profissional e de reafirmação do papel fundamental que os Agentes Comunitários de Saúde exercem na Atenção Básica. A Vigilância em Saúde tem o compromisso de apoiar e capacitar continuamente as nossas equipes”, afirmou

Fotos: Mauro Pedroso

 

Para Denise Miyamoto, da Coordenação da Atenção Básica, a atividade marca a aproximação dos serviços de saúde. “Isso é muito importante, já que a imunização está na Vigilância, mas quem faz a imunização está na Atenção Básica. E reafirmar a importância dos agentes comunitários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), são os que têm relação com a comunidade e conhecem o território para fazer essa articulação, promover a saúde e prevenir doenças a partir da realidade local”.

Papel dos ACSs

A enfermeira e mestre em Ciências da Saúde, Lidiane Soares dos Santos Melo, que já atuou na rede municipal, reforçou a importância dos ACSs dentro do SUS.
“Os agentes comunitários são a base do SUS e têm um papel fundamental e potente ao criar vínculos com as pessoas. Esse poder da presença transforma vidas todos os dias”, disse.

A coordenadora do Programa de Imunização de Diadema, Shirley Felix Cezario de Melo, explicou o calendário nacional de vacinas por faixa etária e as alterações recentes. “A vacinação é essencial para a saúde pública e para proteger a população contra doenças evitáveis. E os agentes comunitários, com o vínculo que desenvolvem com a comunidade, atuam para ampliar essa conscientização, responder dúvidas e desmistificar informações falsas”.

Treino

Os ACSs participaram de uma dinâmica para treinar a leitura de carteirinhas e reforçar as informações sobre o tema.
Agente comunitária na UBS Serraria há 20 anos, Marcia Cristina Ferreira, elogiou a oficina. “Atualização e conhecimento são de extrema importância em relação a qualquer assunto e a vacinação é um tema precioso para que a gente possa melhor servir a comunidade”.

“Sou agente comunitária há 21 anos com orgulho. A capacitação é fundamental para levar informações e reforçar o nosso vínculo com as pessoas”, afirmou a agente da UBS Jardim Ruyce, Edileuza Nazaré.

Vacinação

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as 20 UBSs da cidade estão preparadas para receber a população e aplicar vacinas, de acordo com cada público-alvo. Em caso de dúvidas sobre a atualização da caderneta de vacinação, procure a sua UBS de referência. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo