O Transforma Rio poderá ser desenvolvido na unidade PE 9 DCX e prevê o aumento de sua capacidade produtiva em até 230 mil toneladas por ano. O potencial projeto deverá ser viabilizado com o uso do gás natural processado no Complexo de Gás Natural da Petrobras em Itaboraí (RJ), conhecido como Complexo Boaventura, por meio da infraestrutura da Rota 3, reforçando a integração entre os investimentos da Petrobras e da Braskem no estado do Rio de Janeiro.
A Braskem aprovou no Conselho de Administração a fase de estudo de engenharia básica, no valor de R$ 233 milhões. Com início de operação previsto para 2028 e investimento estimado de R$ 4,3 bilhões, a execução do projeto está condicionado à assinatura de contrato de fornecimento de etano com a Petrobras, à aprovação da extensão da política pública REIQ/PRESIQ Investimentos (Projeto de Lei 892/25) e à aprovação dos órgãos de governança aplicáveis da Braskem.
Além do impacto industrial, o Transforma Rio poderá gerar impacto socioeconômico. Estima-se a geração de cerca de 7.500 empregos diretos, indiretos e na cadeia de terceiros. “Estamos protagonizando o movimento de retomada da competitividade do setor petroquímico brasileiro. Este projeto será fundamental para impulsionar a indústria nacional, reduzir custos para a cadeia de transformadores e fortalecer a produção local”, complementa Ramos.
Relevância estratégica para o setor
Mesmo diante de um cenário desafiador para a indústria química nacional, o projeto Transforma Rio é essencial para garantir a competitividade do setor frente ao mercado internacional. Parte do investimento será viabilizada pela política pública REIQ Investimentos, implementada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que já atraiu bilhões de reais em outros 21 projetos de aumento de capacidade produtiva no país.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/