Home

Projeto propõe meia-entrada para doadores regulares de sangue em Santo André

Proposta do vereador Tiago Nogueira busca incentivar a solidariedade e ampliar o acesso à cultura, esporte e lazer na cidade

Em uma iniciativa voltada à valorização da solidariedade e ao fortalecimento das políticas públicas de saúde, o vereador Tiago Nogueira – PT, apresentou um projeto de lei que prevê o pagamento de meia-entrada para doadores regulares de sangue em eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer no município de Santo André.

Além disso, o parlamentar destaca que a medida tem como objetivo incentivar a doação de sangue e reconhecer o papel fundamental dos doadores na manutenção da vida. “A presente proposta busca incentivar a doação de sangue, reconhecendo o importante papel social desempenhado pelos doadores regulares”, afirmou Tiago.
Ainda mais, o vereador ressalta que a falta de sangue nos estoques dos hemocentros é uma preocupação constante e frequentemente evidenciada pela imprensa. “Conforme amplamente divulgado pela mídia, os estoques dos bancos de sangue frequentemente operam abaixo dos níveis considerados ideais, colocando em risco a realização de cirurgias, tratamentos e atendimentos de emergência”, disse o edil.

Nesse sentido, o projeto vai além da simples concessão de um benefício financeiro, ao propor um incentivo permanente à cidadania ativa. Em outras palavras, a medida alia o estímulo à doação com o fortalecimento do acesso democrático à cultura e ao lazer. “Esta iniciativa municipal busca ampliar esse reconhecimento, garantindo um benefício de caráter cultural e social”, justificou Tiago.

Do mesmo modo, o parlamentar lembrou que já há respaldo legal para a valorização dos doadores. Por exemplo, a legislação federal assegura aos trabalhadores doadores o direito a um dia de folga anual, conforme previsto na Lei Federal nº 1.075/1950 e no artigo 473, inciso IV, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Por fim, o vereador reforçou que a proposta reflete o compromisso de Santo André com a promoção da saúde e da cidadania. “Além de promover o acesso à cultura, lazer e esporte, esta lei visa reforçar o compromisso da cidade de Santo André com a cidadania e a saúde pública”, concluiu.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo