Ao longo dos anos, a presença feminina tem se consolidado de forma cada vez mais significativa nos ambientes industriais, especialmente em áreas técnicas e operacionais que antes pareciam inalcançáveis. Na Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, essa mudança vem sendo construída com talento, consistência e inspiração. No Polo Petroquímico do Grande ABC, três engenheiras representam com brilho essa nova fase da indústria: Patrícia Fernandes Pereira, Franciele Cristine Vieira e Bruna Mayara de Sousa. Suas histórias não apenas comprovam a capacidade transformadora das mulheres na engenharia, como também apontam para um futuro mais inovador, diverso e colaborativo.
Patrícia Fernandes Pereira
Na Braskem, Patrícia tem participado ativamente de programas e fóruns dedicados à diversidade, como o “Elas na Manutenção” e o “Elas Braskem”, reforçando sua atuação não apenas como engenheira, mas como mentora e agente de transformação.
Com orgulho de ver mais mulheres assumindo posições técnicas e de liderança, Patrícia acredita que a diversidade impulsiona a inovação e melhora os resultados. Sua palavra para definir o momento atual? Diversidade.
Desde a adolescência, Franciele Cristine Vieira sabia que queria transformar o mundo e viu na engenharia a chance de fazer isso de forma concreta. Incentivada pela mãe a pensar diferente, ingressou no curso técnico em transformação de termoplásticos com o olhar voltado à sustentabilidade. Ali nasceu sua paixão pela engenharia química, profissão que hoje exerce com excelência como coordenadora de produção de Olefinas da Braskem no ABC.
“Sempre me posicionei com naturalidade e coragem. Sei que muitas mulheres vieram antes de mim e abriram esse caminho. Minha missão agora é ampliar ainda mais esse espaço para as que virão.”
Bruna Mayara de Sousa
Entre os momentos que marcaram sua jornada, ela lembra com carinho o dia em que foi reconhecida por uma colega de trabalho mirim:
Bruna tem orgulho de cada conquista, da efetivação à confiança conquistada em ambientes exigentes e ainda majoritariamente masculinos. Para ela, a presença feminina torna os processos mais colaborativos, claros e acessíveis.
Sua palavra? Realização.
Na Braskem, essas trajetórias se conectam a uma série de iniciativas voltadas à equidade de gênero, como programas de desenvolvimento, fóruns de escuta, políticas afirmativas e metas de representatividade. O compromisso com a inclusão é parte da estratégia da companhia para promover inovação, competitividade e transformação social.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br