CulturaHomeSão Bernardo do Campo

Com cadastramento de entidades, São Bernardo amplia pontos de cultura e descentraliza atividades 

Instituições poderão se inscrever para sediar oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura; ação integra política de promoção do acesso à arte e à cultura em todas as regiões da cidade

Dentro da nova política de descentralização das atividades culturais em São Bernardo, iniciada neste ano, a Prefeitura abriu cadastro para entidades interessadas em ceder espaço físico para sediar oficinas gratuitas em diferentes modalidades e expressões artísticas. Por meio de edital de chamamento (nº 8/2025), a Secretaria de Cultura estabelece os critérios de participação dos candidatos. Os selecionados poderão se tornar espaços culturais da cidade, em sistema de cooperação, sem repasse de recursos aos parceiros.
Fotos: Divulgação/PMSBC
Podem se cadastrar, até o dia 15 de dezembro deste ano, Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), associações de bairro, associações esportivas, espaços culturais e clubes que tenham interesse em ceder, a título gratuito, espaços físicos para a realização de oficinas promovidas pela Secretaria municipal de Cultura. A inscrição deve ser realizada no site do Mapa Cultural da cidade – mapacultural.saobernardo.sp.gov.br.
As entidades poderão indicar, no ato da inscrição, até três tipos de oficinas culturais que tenham interesse de sediar em seus espaços. Os dias da semana e horários também deverão ser informados. Cada entidade selecionada poderá receber até cinco oficinas culturais, de acordo com a capacidade do espaço físico. O credenciamento terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Fotos: Divulgação/PMSBC
A secretária municipal de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, ressaltou o fortalecimento das políticas públicas promovido a partir deste ano pela Prefeitura.
“O prefeito Marcelo Lima estabeleceu novas diretrizes para a formação em arte, para a valorização de artistas, para o incentivo de espaços que podem se tornar novos pontos de cultura nos bairros. Deste modo, estamos levando atividades para regiões mais afastadas, promovendo o acesso à arte, à cultura, incentivando novos talentos em um movimento que envolve as comunidades”, destacou.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo