CulturaHome

Projeto andreense discute os 20 anos do Programa Nacional de Cultura Viva

Bate-papo ocorre por meio da iniciativa Teia dos Saberes em Rede, desenvolvida pelo coletivo MDDF para ampliar os direitos culturais em Santo André

No sábado (21), Santo André recebe o 1º Encontro Teia dos Saberes em Rede, que proporcionará uma roda de conversa acerca dos 20 anos do Programa Nacional de Cultura Viva. Criada em 2004 pelo Ministério da Cultura, essa política pública visa reconhecer e garantir práticas culturais de base comunitária, isto é, atividades desenvolvidas em comunidades. O encontro ocorrerá na Creche Eloá Cristina Pimentel da Silva, na avenida Primeiro de Dezembro, 298, no Jardim Santo André CDHU, das 14h às 20h.

Fotos: Divulgação/ MDDF

 

O evento é promovido pelo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas de Santo André), por meio do projeto Teia dos Saberes em Rede. O objetivo é construir uma rede de conexão entre coletivos e pontos de cultura do município para discutir a implantação da Política Municipal de Cultura Viva na cidade.

Fotos: Divulgação/ MDDF

 

“O projeto Teia dos Saberes em Rede tem muita potência, porque concentra energia na discussão da política cultura viva a partir dos próprios coletivos da cidade. E esse primeiro encontro é a materialização da vontade de construir pontes para quem produz cultura aqui em Santo André”, explica o coordenador da iniciativa, Lucas de Souza Bezerra.

A roda de conversa sobre o tema será movimentada pelo gestor, comunicador e coordenador da Escola de Políticas Culturais e do Pontão de Cultura Areté, Marcello Ferreira. Ele também preside o Instituto Latino-Americano de Promoção à Cultura Viva Comunitária, integra a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e foi responsável pela implementação de políticas culturais, como Aldir Blanc

O encontro também terá apresentações de coletivos culturais que atuam no município, como o Sarau na Quebrada, o Capoeira Raiz Popular, o L.A Coletivo e o Bolinha Cultura nas Favelas.

Teia dos Saberes em Rede – Realizado desde o começo deste ano, o projeto Teia dos Saberes em Rede está mapeando fazedores de cultura que trabalham de forma coletiva na cidade, como artesão, capoeiristas, musicistas, dançarinos, poetas, comunidades tradicionais de matriz africana e indígena, instituições sem fins lucrativos, dentre outros, para criar uma “teia cultural”, contribuindo, assim, para conectar e fortalecer esses grupos  e os direitos culturais.

O projeto também promoverá outros encontros para discutir temas como a cultura periférica e popular, a participação de griôs na construção do futuro e, principalmente, o debate sobre a construção da Política Municipal de Cultura Viva em Santo André, o que é fundamental para garantir a participação social na gestão cultural e valorizar as diversas expressões, sobretudo a periférica.

Coletivos que querem fazer parte do Teia dos Saberes em Rede e saber mais informações podem acessar o site www.mddf.org.br.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo