Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
Home

Inauguração de Escola de Formação da Educação reconecta Cenforpe como ‘casa do educador’ de São Bernardo

Medida lançada pelo prefeito Marcelo Lima resgata origem do equipamento; inicialmente, 4.708 profissionais da rede municipal, das creches à Educação de Jovens e Adultos, serão beneficiados

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, inaugurou na noite desta quarta-feira (11/6) a Escola de Formação dos Profissionais da Educação Marta Teixeira, que inicialmente atenderá 4.708 professores da rede municipal, desde a creche (inclusive conveniadas) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa da Secretaria de Educação do município significa a volta à proposta original do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) – entregue em 2004 – a partir desta quinta-feira (12/6), quando o primeiro grupo de docentes começa a participar do processo de formação permanente.

Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

 

 

O evento foi realizado em um lotado auditório do Cenforpe, que, apesar do frio intenso – em torno de 11 graus -, recebeu mais de 600 pessoas, entre os quais a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima, a vice-prefeita Jéssica Cormick, o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, secretários, vereadores, dirigentes de entidades sindicais, de associações e de escolas particulares, além da diretora de Programas do MEC, Jussara de Luna Batista, e do pró-reitor da UFABC, Marcelo Caetano.

 

Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

O prefeito Marcelo Lima agradeceu o empenho de todos os profissionais da rede pelo trabalho realizado em todas as escolas municipais e creches conveniadas para cuidar do ensino das crianças. Garantiu que a Prefeitura fará todos os esforços para colocar a cidade como referência no ensino no País, lembrando que a retomada da Escola de Formação é uma parte do processo iniciado em janeiro deste ano, quando assumiu o cargo.

Todos nós queremos fazer a diferença na formação de nossas crianças e na transformação de São Bernardo em uma cidade educadora, inclusiva e acolhedora. Quero ficar de mãos dadas com vocês para a gente entregar o que vocês mais querem entregar: a melhor educação da história de São Bernardo e a melhor educação no Brasil. E, juntos, nós podemos fazer isso. Estou muito feliz de estar aqui, hoje, dia em que o Cenforpe retoma a vocação de sua criação: dar aos profissionais da rede municipal a Escola de Formação permanente”, frisou.

O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, apontou que a criação da Escola de Formação foi também uma decisão política do prefeito Marcelo Lima, mas, acima de tudo, uma decisão que reflete o compromisso do governo de valorizar todos os profissionais da Educação. Falou ainda sobre a importância do trabalho dos educadores e dos demais profissionais que atuam na rede na formação dos alunos.

“A rede municipal de São Bernardo tem muito potencial, uma forte relação de união com a qual estamos construindo, discutindo, buscando a excelência. Tudo isso é 20%, 30% do processo, porque 70% estão a vir com vocês na sala de aula e nas escolas. A escola é o mundo onde as coisas acontecem na educação. E tudo isso que está sendo construído é para dizer que vamos fazer a diferença nesta cidade, nesta região, com parceiros, mas também no Brasil. Fico muito feliz, emocionado, porque tenho certeza que a gente vai conseguir uma grande educação”, emendou o titular da pasta de Educação.

 

Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

 

EDUCADORES – Profissional com 10 anos de carreira na Educação de São Bernardo, Andréia da Silva Pereira avalia que a decisão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, de retomar a Escola de Formação é passo essencial para o fortalecimento da rede municipal de ensino – vale lembrar que a valorização dos profissionais da Educação, assim como outras categorias de servidores, é compromisso assumido pelo prefeito Marcelo Lima desde o início da gestão, em 1º de janeiro.

“Valorizar a formação continuada é reconhecer que o educador está em constante construção e precisa de espaços de aprendizado, troca e atualização. Isso representa um olhar atento às reais necessidades dos profissionais da rede de ensino. É uma oportunidade de promover práticas mais qualificadas, refletidas e inovadoras, que impactam diretamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos nossos educandos, independentemente da faixa etária. Para mim, essa iniciativa reforça o compromisso com a valorização da carreira docente e com o fortalecimento de uma educação pública justa e transformadora”, comentou Andréia.

Nívea Cristina Barros de Oliveira Venturini lembra que ingressou como professora na rede municipal em novembro de 2012, e que ficou “encantada” com o trabalho de formação que encontrou, mas que com o tempo ficou praticamente esquecido. Para ela, buscar novos conhecimentos faz parte da essência do profissional de Educação, que a partir de agora volta a fazer parte do dia a dia dos profissionais da Educação de São Bernardo.

“Como professora da rede, a Escola de Formação é algo visto como uma enorme oportunidade de retomar o que o Cenforpe já nos proporcionou e uma forma de unir os professores no mesmo propósito de trazer o melhor para os nossos alunos. Porém, hoje, posso dizer que a escola de formação tem significado muito maior. Poder contribuir para que todos os meus colegas de trabalho sejam beneficiados é muito gratificante. Ver a escola tomar forma com todas as suas especificidades é um aprendizado que levarei para a vida”, disse Nívea. “Agradeço imensamente a oportunidade de trabalhar neste momento único para a rede e a todos que confiaram no meu trabalho mesmo sem me conhecer.”

ESCOLHA DO NOME – A Secretaria de Educação decidiu que a escolha do nome que batizaria a Escola de Formação deveria envolver profissionais das 177 unidades da rede municipal, mas a indicação seria de livre escolha. O resultado, das 100 escolas que responderam ao chamado, não apontou nenhum personagem conhecido nacional ou mundialmente, e sim alguém que fez parte do cotidiano dos profissionais da Educação do município ao longo de anos: Marta Silva Nascimento Teixeira.

Nascida em 8 de março de 1977 na cidade de Santo André, ainda pequena migrou para Salvador, na Bahia, onde passou sua infância e adolescência, e ali, ainda criança descobriu a profissão que queria seguir: professora. Em Salvador, formou-se no Magistério. Em meados de 1994, retornou com a família para São Paulo, e assim pôde ter seu primeiro contato com a sala de aula. Foi professora do Estado, em Mauá, Santo André e São Bernardo, cidade que em 2012 ingressou na gestão escolar da rede municipal como Coordenadora Pedagógica.

É graduada em Pedagogia pela Fundação Santo André e pós-graduada nas áreas de Supervisão Escolar e Psicomotricidade. Iniciou o mestrado em gestão e práticas educacionais em 2021, mas não terminou: faleceu em 19 de setembro de 2022.
Esteve envolvida em diferentes projetos e programas educacionais oferecidos pela rede municipal de São Bernardo atuando como formadora. Marta foi casada com Paulo, com quem teve dois filhos: João Vitor e Guilherme.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo