O mercado petroquímico global vem passando por mudanças estruturais que estão afetando a forma como os principais players internacionais vem atuando e precificando seus produtos internacionalmente. Fatores inéditos, como os investimentos massivos em expansão de capacidade nos EUA, a queda da demanda global e o reposicionamento da China como um dos maiores produtores mundiais de resinas plásticas, estão obrigando grandes players a adotar uma postura comercial mais agressiva, muitas vezes recorrendo a práticas desleais de comércio como o dumping, para conquistar mercados importantes capazes de absorver sua produção excedente.
O setor petroquímico brasileiro tem sido diretamente impactado pela desova de estoques de produtores estrangeiros em mercados emergentes. “No longo prazo, o dumping pode levar ao fechamento de fábricas, perda de postos de trabalho e queda na arrecadação tributária, o que aumenta a dependência do Brasil em relação a importações, exatamente o que temos visto acontecer no setor, no Brasil, ao longo dos últimos anos”, esclarece Renata.
“É fundamental que esses processos sejam guiados por critérios técnicos e isentos de pressões políticas, pois são uma ferramenta legítima de defesa da indústria brasileira. Sem isso, corremos o risco de ver o país se transformar apenas em um mercado consumidor, sem capacidade de sustentar sua própria produção de bens industriais. Além disso, o órgão responsável por estas análises, o DECOM, Departamento de Defesa Comercial, há décadas é reconhecido internacionalmente pelo rigor e critério técnico de suas avaliações”, destaca Renata.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br