O Programa de Residência Médica de Medicina de Família de São Bernardo irá participar com 10 oficinas e rodas de conversa do 18º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que está sendo realizado em Manaus, entre os dias 4 e 8 de junho. Neste ano, o tema é “Na Toada da Equidade: Integrando Ciência, Ancestralidade e Sustentabilidade no Cuidado à Saúde”. O projeto de São Bernardo é representado por 18 médicos residentes, sendo três R3 (residentes do terceiro ano), seis R2 (residentes do segundo ano) e nove R1 (residentes do primeiro ano). Além dos 18 residentes, a delegação da cidade também conta com 14 preceptores/coordenadores.
A supervisora do programa de Residência Médica de Medicina de Família do município, Bárbara Barreiros, destaca que a presença do programa de São Bernardo no evento é um momento de orgulho e potência. “Ao todo, serão 10 oficinas e rodas de conversa apresentadas, todas construídas por residentes e preceptores da nossa rede. São temas de enorme relevância para os desafios cotidianos da Atenção Primária: saúde mental, avaliação dermatológica, comunicação clínica, cuidado nas favelas, inclusão de pessoas neurodivergentes na formação, enfrentamento da gordofobia, educação permanente, entre outros”, citou.
Bárbara ressaltou que cada uma dessas propostas traduz a qualidade do processo formativo que tem sido construído em São Bernardo, com compromisso ético, técnico e social. “Nossos residentes não apenas aprendem a cuidar de pessoas — aprendem a transformar realidades, a partir de uma prática clínica crítica, acolhedora e comprometida com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou. “Essa participação tão expressiva no principal congresso nacional da especialidade mostra que investir em formação é investir no presente e no futuro da saúde pública. São Bernardo segue sendo referência — não apenas por suas estruturas, mas pela qualidade humana, técnica e política do cuidado que constrói todos os dias”, concluiu.
EVENTO – Depois de 12 anos, o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade volta a ser realizado na região Norte do País. O evento propõe evidenciar a Comunidade e toda sua diversidade, com suas histórias, culturas e saberes. Desta forma, será possível refletir sobre como as diversas culturas presentes no Brasil influenciam na saúde, na sustentabilidade dos povos e do planeta e de que forma podem garantir a inovação no cuidado à Saúde.