HomePolítica

Luiz Marinho anuncia candidatura a reeleição e faz crítica à atual composição do Congresso

Ministro do Trabalho reforça compromisso com Lula e defende necessidade de um Congresso mais alinhado com os interesses do povo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho – PT, anunciou oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. Durante a comemoração de seu aniversário, ele destacou que sua decisão surge da necessidade de fortalecer a base de apoio do governo Lula no Congresso Nacional, garantindo condições mais favoráveis para avançar nas pautas de interesse popular.

Além disso, Marinho foi enfático ao afirmar que sua missão não é simplesmente buscar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas contribuir diretamente para a construção de um novo cenário político no país. “Eu sei da responsabilidade e, sob a liderança do presidente Lula, sei qual é a minha tarefa na próxima eleição. E é importante, eu quero aqui, junto com vocês, assumir o compromisso de ser candidato a deputado federal na próxima eleição. Não estou aqui pedindo voto, porque não é esse o momento, mas estou dizendo a vocês que cada um de nós precisa trabalhar para, na próxima eleição, entregar ao presidente Lula um Congresso diferente. Um Congresso que dê mais conforto, mais sustentação, para ele governar e administrar melhor”, declarou o deputado licenciado.

Nesse sentido, o ministro destacou que, mesmo diante de um Congresso considerado adverso, o governo Lula tem conseguido implementar projetos importantes. “Nosso governo retomou as obras do São Francisco. O presidente Lula, nesta semana, entregou mais uma etapa das obras do São Francisco, levando água para quem não tinha. Aprovamos o projeto que garante direitos e salários iguais entre homens e mulheres. Aprovamos um conjunto de leis, mesmo com toda a diversidade e dificuldade que é o Congresso”, destacou Marinho.

Contudo, ele não deixou de apontar as dificuldades impostas pelo atual Parlamento. Segundo o ministro, parte significativa dos recursos que poderiam ser destinados a investimentos públicos acabou sendo concentrada nas mãos de uma parcela do Congresso. “Mas vocês sabem que este país poderia estar muito melhor, se não fosse o fato de que parte do Congresso se apropriou de 60% dos recursos disponíveis para investimentos, criando um enorme desequilíbrio no planejamento orçamentário do nosso país. E essa distorção só pode ser corrigida se o nosso povo tiver consciência na hora de escolher seus representantes”, afirmou.

Ex-prefeito de São Bernardo entre 2009 e 2016, ele voltou a ocupar um ministério no governo Lula, função que já exerceu entre 2005 e 2007, no mesmo Ministério do Trabalho, e depois no Ministério da Previdência Social, de 2007 a 2008.

Do mesmo modo, sua experiência no movimento sindical também é um pilar da sua trajetória. Marinho iniciou sua atuação política ainda na década de 1980, como operário de uma montadora no ABC Paulista, participando ativamente dos movimentos sindicais que transformaram a política brasileira nas décadas seguintes.Além disso, foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, cargo que ocupou até ser chamado novamente para o Ministério do Trabalho no atual governo.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo