 
						A inveja é uma emoção humana das mais primitivas. Ela é um dos afetos humanos mais intrigantes, mais negados mais intensos.
A palavra inveja vem do latim “ in vidia” que significa não ver. A diferença entre a inveja e a cobiça é que a cobiça significa desejar o que o outro tem e a inveja significa querer que o outro não tenha. Trata se de uma comparação com o que o outro tem ou é, ou seja. com o prazer, o êxito e a Felicidade do outro.
Para Freud a inveja é não olhar para si e sim olhar para o outro ou para a vida que o outro tem e se incomodar ou sentir raiva com aquilo que a outra pessoa tem ou é
Como diz o ditado a grama do vizinho é sempre mais verde ou mesmo o provérbio que diz que o coração em paz da vida ao corpo mas a inveja apodrece os osso.
Psicanaliticamente falando penso que um antídoto contra a inveja e buscar sua própria identidade com seus gostos pessoais e dentro daquilo que for possível viver a cada dia desfrutando do que se tem e do que se é, em vez de ficar se comparando e se diminuindo e achando que o mundo não é justo com você.
Afinal. “ a inveja é uma merda” !!!
Dra Sandra Magrini
psicóloga clínica
11 9 8875-8480
Alameda Terracota 185 consultório 831
Espaço Cerâmica
 
				