CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Visões de Futuro’ apresenta novas perspectivas para Pinacoteca Municipal de São Bernardo 

Alunos da Faculdade L´École de Design, na França, expõem projeto com intervenções estruturais e novas ações para museu de belas artes da cidade

Quais são os caminhos possíveis para fortalecer e impulsionar uma instituição cultural pública que, em 2025, completou 50 anos de atividades? Esse foi um dos pontos de partida para projeto desenvolvido por 30 estudantes de pós-graduação da Faculdade L´École de Design Nantes Atlantique, da França, em ação integrada com a Faculdade Mackenzie de São Paulo, para a Pinacoteca Municipal de São Bernardo. O resultado deste trabalho é tema da exposição ‘Visões de Futuro’, que segue em cartaz até o fim deste mês na própria Pinacoteca (Rua Kara, 105, Jardim do Mar).
Fotos: Isabella Diniz/PMSBC
“Foi um marco histórico para São Bernardo receber este projeto, um intercâmbio cultural que abriu para as equipes da Pinacoteca, para nossa comunidade, a possibilidade de trocar conhecimento e criar alternativas que ampliam os horizontes deste importante espaço de arte da nossa cidade. Nosso agradecimento aos estudantes e educadores participantes da ação. Um lindo trabalho, de excelência. Vamos buscar caminhos para viabilizar o que for possível das ideias agora expostas ao público”, destacou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis.
A partir da assinatura de termo de parceria entre a Faculdade L´École de Design Nantes Atlantique e a Prefeitura de São Bernardo, em 1º de abril deste ano, o grupo de alunos, com supervisão de seus professores, realizou trabalho em campo dentro e no entorno do museu de belas artes da cidade. Debates sobre interação entre a instituição municipal, seus públicos e o patrimônio cultural foram parte do processo.
Fotos: Isabella Diniz/PMSBC
“As pessoas da Pinacoteca foram convidadas ao longo do projeto para opinar, orientar e influir. Isso dá um resultado no final. Não é a visão só de jovens estudantes. Viemos para dialogar e extrair as boas ideias”, detalhou um dos professores de Design da turma, Julien Sappa.
O projeto foi construído em sete vertentes que consideraram acesso e participação de diferentes públicos, apoio e fomento a artistas locais, relação da Pinacoteca com o território, visibilidade e identidade posicionamento institucional. Entre outros aspectos, o grupo de estudantes propôs mudanças na entrada do museu, incluindo um novo acesso pelo Parque Cidade da Criança.
A mudança de mobiliário para acolher os visitantes; a criação de loja para a Pinacoteca e de ‘corredor cultural’ divulgando as atrações da instituição em pontos da cidade; e a introdução de plataforma digital estão entre as propostas apresentadas.
“Tangibilizar (tornar algo abstrato em real) é o trabalho do designer. Criar coisas novas que sejam possíveis. Nossa metodologia é sonhar, mas concretizar”, destacou o professor Julien Sappa sobre o projeto ‘Visões de Futuro’.
HISTÓRICO – A Pinacoteca Municipal de São Bernardo completou, em 31 de março deste ano, 50 anos. O acervo do museu de belas artes da cidade conta com 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais. O público pode conhecer o espaço às terças-feiras, das 9h às 20h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h; e no último sábado de cada mês, das 10h às 16h.
O equipamento está situado na Rua Kara, 105 – Jardim do Mar. A entrada é gratuita.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo