Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Vereador de Mauá apresenta projeto que obriga divulgação mensal dos cronogramas de serviços públicos

Proposta de Eng. Felipe do MSTU busca fortalecer a transparência, o controle social e o planejamento participativo na cidade

O vereador Engenheiro Felipe do MSTU – PRD, apresentou na Câmara Municipal de Mauá um projeto de lei que obriga a Prefeitura a divulgar, mensalmente e em meio eletrônico, o cronograma previsto de serviços e ações de todas as secretarias municipais. A proposta tem como objetivo ampliar a transparência da gestão pública, além de facilitar o acompanhamento e a fiscalização por parte da população.

Além disso, segundo o vereador, o projeto também visa fortalecer o planejamento participativo e o controle social, pilares essenciais para uma administração mais democrática e eficiente. “A presente proposta busca fortalecer a transparência pública, o planejamento participativo e o controle social, por meio da divulgação mensal dos cronogramas previstos de cada Secretaria Municipal, com seus respectivos relatórios de execução”, explicou Felipe.

Ainda mais, o parlamentar destacou que a medida está alinhada com os princípios da Administração Pública, como publicidade, eficiência e responsabilidade, previstos na Constituição Federal. Nesse sentido, ele ressalta que o acesso às informações permite que o cidadão compreenda com clareza o que está sendo feito, quando será feito e qual o grau de cumprimento das metas estabelecidas pela gestão municipal.

Contudo, o vereador também enfatiza que a iniciativa não representa aumento significativo de custos para o município. “É importante destacar que a medida não gera novos custos expressivos, podendo ser implementada com recursos tecnológicos já disponíveis no Executivo”, afirmou.

Do mesmo modo, Felipe reforça que o projeto contribui não apenas para a sociedade civil, mas também valoriza o trabalho das próprias secretarias municipais. “A proposta também busca valorizar o trabalho das próprias secretarias, dando visibilidade às ações realizadas e permitindo um melhor acompanhamento de políticas públicas locais”, destacou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo