HomePolítica

Vereador Cicinho propõe uso de tampas ecológicas em bueiros de Diadema

Projeto de lei busca ampliar uso de materiais reciclados para reduzir enchentes e custos com manutenção no município

O vereador Cicinho – PSB, apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Diadema que altera a Lei nº 4.027, de 11 de dezembro de 2020. Nesse sentido, a proposta prevê a inclusão de um novo dispositivo que amplia a utilização de tampas e grelhas de boca de lobo confeccionadas em material plástico reciclado, conhecidas como tampas ecológicas.

Além disso, o projeto também visa substituir gradativamente os modelos tradicionais feitos de ferro fundido e concreto. Do mesmo modo, a intenção é tornar a cidade mais sustentável e eficiente no combate a problemas recorrentes, como entupimentos e enchentes.

“A função da caixa coletora é permitir a passagem da água, retendo os resíduos sólidos como folhas, galhos, plásticos e demais detritos, reduzindo, assim, o risco de entupimento dos bueiros e galerias e consequentes enchentes”, explicou Cicinho durante a apresentação do projeto. Ou seja, a medida tem impacto direto tanto na preservação ambiental quanto na infraestrutura urbana.

Contudo, o vereador também destacou que a instalação dessas caixas coletoras ecológicas pode gerar economia para os cofres públicos. Ainda mais, segundo ele, o uso do material reciclado facilita a limpeza dos bueiros e reduz a necessidade de manutenções emergenciais.

Apesar disso, Cicinho reconhece que a substituição dos modelos atuais por tampas ecológicas será gradual. Juntamente com a adoção de políticas públicas sustentáveis, ele acredita que a cidade pode avançar no enfrentamento dos desafios provocados pelas chuvas.

Todavia, o parlamentar reforça que o projeto não se limita à questão ambiental. Bem como contribui para a gestão financeira da cidade, com redução de gastos, também promove segurança e qualidade de vida para os moradores, principalmente nas épocas de chuva.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo