HomePolítica

Direto da Estônia, Gilvan anuncia 900 câmeras, reconhecimento facial e novas viaturas para reforçar segurança em Santo André

Em missão oficial no país mais digital do mundo, prefeito antecipa investimentos em tecnologia para segurança pública andreense

Em meio à missão oficial à Estônia, referência global em governo digital, o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, anunciou nesta quarta-feira (28) um pacote robusto de ações para reforçar a segurança pública no município. Entre as medidas, estão a instalação de 900 novas câmeras de monitoramento, a implantação de reconhecimento facial integrado ao COI (Centro de Operações Integradas), a aquisição de 30 novas viaturas da GCM equipadas com câmeras embarcadas, além de 15 novas motos.

– Fotos COI: Alex Cavanha/ PSA
– ⁠Foto viatura GCM e Gilvan: Eduardo Merlino / PSA

 

Do total de 900 câmeras, 450 estão previstas para serem implantadas até o fim deste ano, enquanto as demais 450 serão instaladas ao longo de 2026. O investimento total neste projeto é de R$ 32 milhões.

“Estamos na Estônia para aprender com os melhores. E de lá, já anunciamos ações concretas: serão 900 novas câmeras espalhadas por Santo André, reconhecimento facial integrado ao nosso COI e novas viaturas e motocicletas para a Guarda Municipal com câmeras acopladas. Nosso objetivo é tornar Santo André uma cidade ainda mais integrada, digital e eficiente”, destacou Gilvan.

– Fotos COI: Alex Cavanha/ PSA
– ⁠Foto viatura GCM e Gilvan: Eduardo Merlino / PSA

 

As medidas integram a estratégia da Prefeitura de Santo André de usar tecnologia como aliada no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança preventiva. A cidade já opera um dos mais modernos centros de monitoramento do ABC, com o COI atuando de forma integrada com as forças de segurança e o sistema de zeladoria.

– Fotos COI: Alex Cavanha/ PSA
– ⁠Foto viatura GCM e Gilvan: Eduardo Merlino / PSA

 

O anúncio foi feito diretamente de Tallinn, capital da Estônia, onde o prefeito participa da e-Governance Conference, principal evento mundial sobre governo digital. Gilvan também se reuniu com o presidente estoniano Alar Karis e visitou centros de inovação como o e-Estonia Briefing Centre e o FinEst Centre for Smart Cities.

Durante a missão, Santo André vai se tornar a primeira cidade brasileira a assinar um termo de cooperação com o Estonia Hub, voltado à troca de tecnologias e boas práticas em interoperabilidade de dados, digitalização de serviços públicos, cidades inteligentes, educação e saúde digital. A assinatura do protocolo vai acontecer nesta quinta-feira, 29.

A agenda inclui ainda compromissos na Finlândia, onde a comitiva conheceu o modelo educacional referência mundial. A missão internacional tem o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Embaixada do Brasil na Estônia.

“O futuro das cidades passa pela tecnologia. E Santo André está preparada para liderar essa transformação com inovação, planejamento e cuidado com as pessoas”, finalizou Gilvan.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo