Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHomeSanto André

Quatro homens são detidos por soltarem balão de 18 metros em área de preservação em Santo André

Quarteto foi detido pela Polícia Militar Ambiental; ação contou com apoio de funcionários do Semasa que atuam na unidade de conservação

 O Parque Natural do Pedroso foi alvo de uma queda de balão neste domingo (18). O objeto caiu em uma área de vegetação fechada e funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que trabalham na unidade de conservação acionaram a Polícia Militar Ambiental para atender a ocorrência.

Queda_Balão_Pedroso_Foto_Divulgação_Semasa

Após rastreamento na mata, quatro responsáveis foram localizados e detidos por risco de fuga. Os infratores foram autuados individualmente pelo crime ambiental de soltura de balões, previsto no artigo 57 da Resolução 5/2021 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado, em R$ 10 mil cada, totalizando R$ 40 mil em multas.

Queda_Balão_Pedroso_Foto_Divulgação_Semasa

O balão, considerado de grande porte – com aproximadamente 20 metros –, foi recolhido na área de mata e levado para a 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental.

Além da previsão na resolução estadual, a fabricação, comercialização, transporte e soltura de balões configuram crime ambiental, de acordo com as legislações nacional e municipal. Soltar balões representa um grave risco de incêndio florestal, especialmente nesta época do ano, em que a estiagem torna a vegetação mais seca e suscetível ao fogo.

Denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, à Polícia Militar pelo 190, à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma) pelo número 4330-6007 ou ao Semasa pelos telefones 0800-4848115 e 4433-9300, ou ainda pelas redes sociais da autarquia. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo