O vereador Juninho do Chicão – PP, entregou, na tarde de terça-feira (13), uma Moção de Aplauso a oito policiais militares do 24º Batalhão de Polícia Militar de Diadema, da 2ª Companhia, em reconhecimento à atuação conjunta que resultou na transferência emergencial de uma paciente para um transplante de fígado. Além disso, a homenagem também contemplou a equipe médica do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, destacando a importância da união entre as forças de segurança e saúde para salvar vidas.
A ação aconteceu no dia 1º de maio, feriado nacional, por volta das 11h30, quando os policiais foram acionados via COPOM para apoiar a equipe do Samu. A missão era transportar a paciente E.M.F, em estado grave, do Hospital Municipal de Diadema até o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde havia chance de estabilização até a chegada de um doador compatível. Nesse sentido, a rápida mobilização das equipes foi determinante para garantir a continuidade da vida da paciente.
Durante a entrega da Moção, aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara, Juninho do Chicão destacou o comprometimento dos homenageados com a missão de proteger e salvar vidas. “Esses policiais fizeram um juramento de defender e salvar vidas e têm cumprido esse juramento. Por isso, merecem toda e qualquer homenagem que puder ser feita”, afirmou o parlamentar. Ainda mais, Juninho anunciou que pretende conceder, futuramente, a Medalha Legislativa de Mérito do Policial Militar de Diadema aos que ainda não foram agraciados.
Segundo o 1º Tenente Genilson Fernandes Lopes, comandante da operação, o caso exigia urgência absoluta, uma vez que a paciente tinha prioridade no transplante devido ao estado crítico de saúde. “A sociedade precisa saber que esses policiais vieram do povo e são pessoas de bem. Nosso trabalho é também o de salvar vidas e foi isso que esses policiais fizeram. Portanto, são dignos dessa homenagem”, declarou o oficial.