A CBF – Confederação Brasileira de Futebol oficializou na manhã desta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira masculina.
Além disso, foi confirmado que Ancelotti já estará à frente do time nacional nos próximos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Equador e Paraguai, marcados para os dias 5 e 10 de junho.
Entusiasmo
Nesse sentido, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou o acerto com entusiasmo.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta”, afirmou.
Ou seja, a entidade aposta na experiência e nos títulos do italiano para recolocar o Brasil no topo do futebol mundial.
Do mesmo modo, a CBF informou que Ancelotti começará a trabalhar oficialmente com a entidade no dia 26 de maio. Ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados que disputará os dois próximos jogos da equipe. Contudo, o treinador ainda cumprirá seu contrato com o Real Madrid até o fim da temporada da LaLiga espanhola.
Calendário
Ainda assim, o calendário da Seleção segue apertado. O Brasil enfrentará o Equador no dia 5 de junho, atualmente segundo colocado nas Eliminatórias com 23 pontos — dois a mais que o Brasil, que ocupa a quarta posição. Além disso, no dia 10, o time canarinho encara o Paraguai na Neo Química Arena, em São Paulo.
Os paraguaios somam os mesmos 21 pontos do Brasil e estão na quinta colocação, o que torna o confronto decisivo para a classificação.
Com 65 anos, Ancelotti chega ao comando da Seleção com um currículo que o coloca entre os maiores técnicos da história. Por exemplo, ele é o único treinador a conquistar cinco títulos da UEFA Champions League, dois pelo Milan e três pelo Real Madrid.
Todavia, a sua passagem mais recente pelo clube espanhol também incluiu títulos como LaLiga, Supercopas da Uefa e da Espanha, Mundial de Clubes, Intercontinental e Copa do Rei.
Espanha
Apesar disso, o Real Madrid vem de derrota por 4 a 3 no clássico contra o Barcelona neste domingo, o que distanciou o time merengue da disputa pelo título espanhol.
Esse foi o jogo de número 350 de Ancelotti à frente do clube na somatória de suas duas passagens. Juntamente com os próximos três jogos restantes da temporada — contra Mallorca, Sevilla e Real Sociedad —, ele encerrará sua trajetória antes de iniciar um novo capítulo com a amarelinha.